22/08/2023
Geral

População reclama das longas filas para pagamentos de boletos

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Da Redação

A população de Guarapuava está reclamando da espera em longas filas para pagamento de boletos do banco Bradesco. A situação está ocorrendo em um correspondente da agência bancária que funciona em uma loja de eletrodomésticos no centro da cidade. Segundo denúncias da população, funcionários do Bradesco diziam que o Banco não receberia boletos de cobrança com valor abaixo de mil reais e que para efetuar o pagamento destes, as pessoas deveriam se dirigir até um correspondente Bradesco.

Amanda Carolina Gomes informou à RedeSul de Notícias que na última segunda feira (11) esperou mais de 2h na fila para pagamento de um boleto. “É revoltante, eu fui no banco e eles mandaram eu vir para cá. Eu não tenho ninguém que possa pagar isso para mim e tive que ficar das 14h30 até às 16h45 na fila. Tinha gente esperando até na porta da loja para conseguir pagar suas contas”, desabafa Amanda.

Rosangela de Oliveira também uma dessas pessoas que diz que foi informada por funcionários do Banco de que não poderia pagar seu boleto dentro da agência. “Eu fui no Bradesco e lá eles me falaram que eu não poderia pagar meu boleto no banco porque o valor era menor que mil reais. A fila lá era bem menor, aí eu cheguei aqui e tem muito mais gente esperando”, comenta. Ela contou ainda que esse tumulto na loja de eletrodomésticos começou há pouco tempo. “Eu já vim aqui pagar boletos algumas vezes. Parece que aumentou assim as filas aqui depois que o pessoal começou a fiscalizar os bancos por causa da demora no atendimento”, declara.

Vicente de Paula também estava na fila esperando para fazer um pagamento. Ele conta que enfrentou a mesma situação de Rosangela. “Eu fui no banco e eles mandaram eu vir para cá porque o valor do meu boleto não chegava a mil reais. A fila aqui está muito pior do que lá na agência”, comenta ele.

Posição do Banco

Segundo a gerência do Banco Bradesco, não existe entre os funcionários a instrução de não receber boletos de cobrança abaixo de determinado valor. “Não existe nada disso, inclusive é ilegal. Nós recebemos qualquer boleto aqui, inclusive de outros bancos antes do vencimento. Se o cliente quiser entrar na agência e pagar o boleto dele aqui, nós receberemos independentemente do valor”, afirma o gerente geral da agência Dirceu Alves Rodrigues.

Questionado sobre o motivo de instruir em algum momento as pessoas para que elas se dirijam até um correspondente bancário ao invés de pagar no próprio banco, Neudir Gonçalves, gerente administrativo do Banco afirma: “É uma opção do cliente. Ninguém é impedido de pagar as contas aqui. Os correspondentes são importantes para dar uma opção a mais e também facilitar a população”. Gonçalves explica ainda que o Bradesco já está tomando providências para tentar melhorar o atendimento também nos seus correspondentes. “Já estamos conversando para melhorar o atendimento nesses locais. Tentar colocar mais guichês, melhorar o sistema, alguma coisa para facilitar para as pessoas”, afirma.

É importante ressaltar para a população que nenhum banco pode se recusar a receber um boleto por conta do valor. Além disso, os boletos de cobrança podem ser pagos em qualquer banco, desde que não estejam vencidos. Após o vencimento é que é obrigatório o pagamento para o banco do cedente emissor do documento. 

Cristina Esteche

Jornalista

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