22/08/2023
Cotidiano

Bonsai e yoga tem oficinas gratuitas

imagem-91900

Da Redação, com assessoria e foto de José Luis B. Paz

A arte oriental do bonsai, ou flores de vasos, ganha evidência em Guarapuava neste sábado (16) com oficina oferecida pelo Laboratório de Ideias (LAB) da Prefeitura de Guarapuava. Para quem prefere a prática da yoga  LAB também abre as suas portas neste sábado, na Casa do Imigrante ou Casa Amarela..

Com início às 14h, a Oficina de Bonsai apresenta técnicas e cuidados sobre o cultivo de árvores em miniatura. Já às 17h, haverá aula de yoga. 

Para participar da Oficina de Bonsai, os interessados devem enviar um e-mail para laboratorioguarapuava@gmail.com com seu nome e telefone e, no assunto, a palavra bonsai. O cadastro deve ser feito até as 12h desta sexta-feira (15). As vagas são limitadas. As práticas serão ministradas por David de Matos, que descobriu há 10 anos a miniaturização de árvores e quer levar a prática para mais pessoas, pois, acredita que mesmo morando na cidade pode se apreciar mais a natureza. “Quem participar da oficina vai concorrer para ganhar um pré-bonsai de pitangueira”, adianta David, que possui ainda árvores de cerejeiras, goiabeiras, figueiras, jabuticabeiras e de ipês. 

No final da tarde, a aula de yoga visa qualidade de vida e bem-estar. Os participantes devem levar tapetes ou toalhas para ficarem mais confortáveis durante os exercícios. Não é preciso fazer inscrição. Quem vai conduzir a prática é Mariel Roldán, que aponta que o yoga exercita a união entre corpo, mente e espírito além de aliviar tensões físicas e mentais. “A partir de técnicas de descontração e meditação aliada a respiração, a aula trabalha o desbloqueio da mente e do corpo, auxiliando as pessoas, por exemplo, a diminuírem a ansiedade”, ilustra Mariel. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.