Da Redação, com Alvaro José Borges de Oliveira
A Prefeitura Municipal de Foz do Jordão em parceria com o Sebrae realizou o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O curso foi ministrado pela economista e consultora em educação empreendedora Olga da C. Pinto Tschá e participaram do curso professores de 1º a 5º ano. O objetivo do treinamento é fomentar a cultura empreendedora, apresentando práticas de aprendizagem, levando em consideração a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida pessoal, profissional e social que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
De acordo com a coordenadora pedagógica Tânia Senhorin Amaral, a capacitação trouxe novas maneiras de o educador ensinar e outras formas do aluno aprender. “A educação empreendedora incentiva que o aluno busque o autoconhecimento, novas aprendizagens além do espirito de coletividade. Dessa forma, a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo a quebra de paradigmas e ao desenvolvimento de habilidades e dos comportamentos empreendedores” frisou.
Segundo a secretária de Educação Cléia Vornes Clein o treinamento é importante para os educadores. “O curso visa fazer com que o professor, seja o mediador de descoberta do grupo. Para tanto, faz-se necessário interagir com as diferentes formas de aprendizagem, contribuir para um ambiente motivador, respeitar os estilos individuais e do grupo, acolher a realidade e o interesse da região, estimular a autonomia, a argumentação e criação, propiciando que todos alcancem os objetivos” destacou.
O prefeito Neri Quatrin destacou a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae. “O objetivo desta capacitação é que o professor, compreenda, vivencie o conteúdo e a metodologia do Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, aplicando esse aprendizado em sala de aula e fazendo com que os alunos aprendam de uma forma especial. Nossa Administração tem feito sempre parceria com o Sebrae e em todas as oportunidades isso tem gerado um bom resultado final” enfatizou.
Os professores estiveram reunidos pelo período de três dias e meio totalizando 28 horas de curso, discutindo fundamentos teóricos e metodológicos, bem como seus eixos norteadores: comportamento empreendedor e plano de negócios. Assim, os temas trabalhados nessa capacitação são: comportamento empreendedor, plano de negócios, educação empreendedora, pedagogia da presença, resiliência na educação, protagonismo juvenil e o jogo no processo de ensino/aprendizagem.