22/08/2023
Educação

Alunos realizam aulas práticas de Biologia

imagem-92165

 Da Redação 

O primeiro Bimestre foi de muito aprendizado no Colégio Guairacá, ainda mais para os alunos do Ensino Médio nas aulas de Biologia. Durante a disciplina, ministrada pela professora Cristiane Kiel, foram desenvolvidas diversas atividades práticas.

Segundo a assessoria de comunicação da instituição, os alunos do primeiro  ano estudaram sobre a química da vida. Após compreender a importância da água, sais minerais, vitaminas, proteínas, enzimas, carboidratos e ácidos nucléicos, eles tiveram a oportunidade de preparar vitaminas e fazer a degustação ao final da aula. Para isso, tiveram que pesquisar sobre as propriedades do leite e dos frutos utilizados (banana, mamão, maça).

Quanto aos ácidos nucléicos, eles estudaram sobre o DNA material que fica contido no núcleo da célula responsável por carregar nossas características hereditárias. Para melhor compreender a formação desta estrutura, os estudantes construíram maquetes de DNA e RNA, além de extraírem o DNA da banana e do kiwi.

De acordo com  a professora Cristiane, as aulas foram divertidas e os alunos se envolveram com bastante entusiasmo. Já os alunos do segundo ano iniciaram o ano letivo aprendendo sobre a classificação dos seres vivos, estudando sobre vírus e conhecendo toda a discussão que há sobre esta estrutura. Em seguida, aprenderam um pouco mais sobre os Reinos Monera (bactérias e cianobactérias), Reino Protistas (algas e protozoários parasitas) e Reino Fungi (fungos). Nestes reinos há muitas espécies maléficas ao ser humano por trazerem doenças. Mas, durante as aulas os alunos puderam compreender que há também espécies benéficas aos seres humanos, que são inclusive utilizadas na alimentação.  Para comprovar os benefícios, os alunos tiveram uma aula prática na cozinha, onde prepararam para degustação o sushi (algas), iogurte caseiro (bactérias) e o queijo gorgonzola (fungos). Conforme explicou a professora, foi a primeira vez que muitos dos alunos puderam saborear estes alimentos.

Além da prática na cozinha, os alunos também estiveram no laboratório para visualizar estes organismos no microscópio e na lupa, podendo desta forma compreender como está organizado a estrutura destes seres.

Os alunos do terceiro ano tiveram aulas sobre ecologia, as relações entre os seres vivos e a degradação ambiental. Além da apresentação de seminários, eles também representaram a teia alimentar através de uma brincadeira e construíram um simulador do efeito estufa, onde puderam observar o que de fato ocorre com a temperatura do ambiente que está comprometido com gases poluentes.

Além de todas estas atividades, eles ainda participaram de aulas na sala interativa, podendo assistir a vídeos em 3D relacionados aos conteúdos trabalhados durante o bimestre.

Segundo a assessorias de comunicação a professora Cristiane encerra o primeiro Bimestre ressaltando que atividades como estas proporcionam aos alunos uma relação entre teoria e prática. “As atividades lúdicas e de laboratórios são importantes para tornar a aprendizagem mais prazerosa e com muito mais significado, além de proporcionar uma melhor interação entre alunos e professor”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.