22/08/2023
Cotidiano

Evento comemora hoje (quarta-feira) 150 anos da Comarca de Guarapuava

imagem-9237

Guarapuava – Hoje, quarta-feira (7), a Prefeitura de Guarapuava e o Poder Judiciário do Estado do Paraná promovem um evento em comemoração ao Sesquicentenário da Comarca de Guarapuava, que será realizado às 9h30min, na Sede Social do Clube Guaíra com a presença do governador Roberto Requião e do presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Augusto Hoffmann.
Comarca é o termo jurídico utilizado para designar uma divisão territorial específica, que indica os limites territoriais da competência de um determinado juiz ou juízo de primeira instância. Em Guarapuava, a comarca foi criada pela Lei 54, de 2 de março de 1859, da Assembleia Provincial do Paraná. Hoje, a Comarca de Guarapuava é a 4ª da província, compreende os municípios de Guarapuava, Turvo, Candói, Campina do Simao e Foz do Jordão, e os distritos de Boqueirao Carro Quebrado, Palmeirinha, Guairacá, Morro Alto e Entre Rios.
O evento contará com a presença de autoridades locais e estaduais, dos advogados membros da OAB do Município, desembargadores e juízes da região. “Será uma comemoração importante para a nossa cidade, devido ao longo tempo de existência da Comarca de Guarapuava, que apesar de ter sido desmembrada, ainda é uma das maiores comarcas do Paraná. O evento também incentivará melhorias e a execução de projetos, como a construção do novo Fórum”, comenta juíza Dra. Christine Bittencourt, diretora do Fórum de Guarapuava.
Segundo a juíza, a construção do novo Fórum deve ser iniciada no começo do ano que vem, pois atualmente os projetos estão em fase de licitação. O projeto arquitetônico da obra contempla um moderno edifício com 14 mil metros quadrados de área construída. Será o terceiro maior fórum do interior do Paraná.
O terreno onde será construído o fórum fica na Avenida Manoel Ribas, ao lado do Parque de Exposições, onde vivem alguns funcionários estaduais do DER. Eles serão transferidos para outro lugar, em casas construídas pela Cohapar- Companhia de Habitação do Paraná.
Atualmente o Fórum fica num edifício no centro da cidade, pequeno para abrigar todas as necessidades.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.