Cristina Esteche
Guarapuava conta com um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Escola Total localizada no bairro Industrial Xarquinho. O curso de especialização é em Atividade Física e Saúde. Cinquenta alunos já estão matriculados.
De acordo com a prefeita em exercício, Eva Schran, iniciativa é da administração municipal ainda em 2014 quando o prefeito Cesar Silvestri Filho encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores.
“Desde então, a Prefeitura de Guarapuava buscou mediações e parcerias para que o projeto se tornasse realidade, conseguindo preencher todos os requisitos exigidos pelo MEC”. Segundo a prefeita, o polo de apoio presencial é uma "mportante peça dentro do mecanismo da educação à distância, já que nele o aluno tem contato com tutores presenciais, realiza avaliações e atividades e ainda tem acesso a laboratórios de computação, biblioteca e a outros materiais”.
Durante a aula inaugural no último sábado (23) a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Sanger Luy disse que o curso de pós-graduação é o primeiro de muitos outros que serão ofertados neste polo. "Com novas perspectivas de ensino e de aprendizagem, a modalidade a distância se constitui em uma solução necessária para o momento atual, pela flexibilidade, atemporalidade e facilidade”, afirma a secretária.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o curso de especialização é coordenado pelo professor da Unicentro, Bruno Sérgio Portela e a coordenadora do Polo de Guarapuava/UAB é a professora Scheyla Tatiana Franke.
Agora, sendo realidade, o polo de apoio presencial da UAB Guarapuava vai funcionar na Escola Total do Bairro Xarquinho e ofertará cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Unicentro e por outras universidades públicas em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil, do Governo Federal.