22/08/2023



Educação

Professores planejam "aulões" para Enem

imagem-92887

 Bárbara Franco 

Professores Estaduais que estão em greve planejarão “aulões’’ preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes de Guarapuava  que irão fazer a prova poderão  rever conteúdos e tirar dúvidas durante os encontros.

De acordo com a professora e grevista, Márcia Oliveira,  ainda não foi definido o lugar em que serão as aulas, porém garante que se for necessário serão montadas tendas na Praça 9 de Dezembro, para que os conteúdos sejam revistos. “ Ainda não definimos o local, mas se for preciso daremos aulas na praça mesmo. Assim que tivermos tudo planejado iremos comunicar os estudantes”.

As provas do Enem serão em outubro, mas as inscrições começaram na segunda feira (25) e terminam no dia 5 de junho. Para ajudar os alunos a se prepararem para o exame além das aulas os educadores pretendem aplicar simulados.

A Greve 

Professores e funcionários do Estado do Paraná suspenderam as atividades no inicio do ano em protesto as condições de ensino no Estado e também ao “pacotaço''  que  continha projetos de lei do Executivo com cunho de austeridade fiscal.

Os grevistas chegaram a suspender a greve no dia 9 de março e as aulas retornaram no dia 12 do mesmo mês, porém em abril os professores e servidores decidiram em assembleia retomar a greve deviso a votação do lei que promove mudanças no Regime Próprio de Previdência Social do Estado, foi um dos principais motivos .

No dia 29 de abril professores protestaram em frente a Assembleia Legislativa do Paraná, onde acabo em conflito com policiais militares, em Curitiba. Apesar das reivindicações e do confronto os deputados aprovaram  texto em segundo turno e em redação final e no dia seguinte, foi sancionado pelo governador.

Uma nova assembleia foi realizada no dia 05 de maio, em Curitiba e os professores decidiram continuar em greve. Na terça feira (19) foi realizada uma reunião entre representantes da categoria e o Governo do Estado que acabou sem acordo. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo