22/08/2023

DIETA DO CONTRA

imagem-93104

 

A gente anda controlando a vontade de abraçar e os abraços, cristalizados, podem virar pedra lá no rim. A gente também anda economizando elogios, e isso costuma dar nódulos nas cordas vocais. Aquele sorriso travado ou a lágrima que não deixamos rolar tendem a vazar por algum lugar… Cuidado com a incontinência urinária!

 

A maledicência, em seu processo químico violento, é capaz de causar úlceras, furúnculos e outras feridas ainda piores. Nossos pensamentos são poderosos, como veneno ou remédio. Eles podem ser energia de cura e transformação ou furacões aniquiladores e autodestrutivos também.

Doses excessivas de pessimismo causam dor e desânimo, transfiguram e envelhecem o semblante e a alma.

Ego inflado cega, engorda e torna a insatisfação crônica; irreversível! Soberba então, é lastimável: é tombo certo, falta total de equilíbrio. Egoísmo e orgulho acabam em depressão, solidão, perda de sentido.

E seria infindável a lista de doenças que nossas atitudes e padrões mentais nos causam, consciente ou inconscientemente. A depressão, a pior doença dos últimos tempos, é uma somatização de todos esses desvios do Ser, uma perda das referências essenciais com consequências devastadoras.

Esta lista incômoda e nauseante tem, no entanto, uma cura possível dentro de nós,  que vou aqui chamar de Dieta do Contra:

Seja do contra!!!

Contrarie seus padrões, faça tudo ao contrário, e seja saudável.

Abrace! Elogie! Chore, se sentir vontade!

Dê risadas à toa, distribua carinho.

Se não tiver nada bom para dizer, fique de boca fechada.

Pratique a compaixão e a solidariedade ao invés da crítica compulsiva.

Tenha fé, seja otimista, faça por onde o Universo lhe ajudar.

Escolha seus pensamentos e projete seus sonhos, isso lhe dará muito poder!

Seja humilde, ouça, esteja disposto a aprender sempre.

Silencie a mente e redescubra o que lhe faz feliz, busque a simplicidade que está aí, o tempo todo, disponível para você.

Retome o contato com a natureza e com o Self e reaprenda sua linguagem.

Prefira a verdade.

Ame, ame, ame sem medo.

Ame aos outros e ame você!

 

Cris Kozovits

2/6/2015

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo