22/08/2023
Geral

Afonso e Judite estão casados há 53 anos

imagem-93604

Da Redação

Dona Judite e Seu Afonso Rodrigues estão casados há 53 anos e a história de amor deles, é para inspirar qualquer casal mais jovem e parece até um roteiro de novela. Quando os dois se casaram, em 1962, ela tinha 19 anos e ele 22, mas até aí muita coisa aconteceu para que eles ficassem juntos. Afonso teve até que “roubar” sua amada da família dela.

Judite conta que os dois se conheceram uns três anos antes de se casarem e que o namoro era muito difícil, visto que seus pais não aprovavam a relação. “Eu era o braço direito do meu pai, ajudava ele na lavoura e trabalhava muito. A gente apanhava se fazia qualquer coisa errada. Meus pais não gostavam dele (Afonso), mas ele sempre ia nos domingos e feriados lá em casa. Nosso namoro era sem agarramento, sem beijos e a gente não podia nem pegar na mão”, comenta.

O episódio derradeiro que fez com que Seu Afonso “roubasse” sua amada de seus pais, foi em um 1º de janeiro. Naquela tarde, Afonso demorou um pouco para chegar à casa de Judite e já estava perto da hora do jantar. A mãe da moça disse que iria pescar, mas segundo Judite, isso foi uma desculpa para vigiar os dois de longe. “Minha mãe disse que iria pescar, mas eu sabia que ela ficaria escondida observando nós dois. Eu levantei para fazer a janta e ele pediu para eu ficar ali mais um pouco. Quando eu tentei entrar na casa e ele me puxou e acabamos dando as mãos. Foi aí que minha mãe apareceu e disse que eu estava envergonhando a família e que eu teria que casar”, declara.

A partir daquele momento, Judite já ficou muito preocupada pois sabia que iria apanhar. Quando seu pai chegou e soube do acontecido ele ficou muito aborrecido, ameaçando bater na moça, mas disse que com Afonso, Judite não casaria. Os dois então combinaram uma fuga e ainda naquela noite foram morar na casa dos pais de Afonso.

No outro dia, um irmão de Judite foram atrás dela, mas a moça não quis voltar para casa. Um mês depois, no dia 4 de fevereiro Afonso e Judite se casaram e um ano e seis meses depois eles tiveram a primeira filha. No total foram seis filhos: cinco meninas e um menino.

As dificuldades persistiram durante muito tempo. O casal chegou a morar em uma igrejinha abandonada, mas nada que abalasse o relacionamento dos dois, que com mais de cinco décadas de casados, ainda contam com entusiasmo sua história de vida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.