22/08/2023



Cotidiano

Feira do Produtor é alternativa de renda

imagem-9365

Reserva do Iguaçu – A Prefeitura Municipal de Reserva do Iguaçu vem organizando a Feira do Produtor uma vez por mês. No último dia 3, foi realizada no Centro Comunitário da Vila Copel. A próxima será dia 31 de outubro no salão paroquial da Igreja Católica Nossa Senhora de Belém.
Para o secretario de agricultura, João Fernandes Nunes, o que se pretende com a organização da feira do produtor em Reserva do Iguaçu é permitir aos agricultores um acesso para a negociação e comercialização de seus produtos, gerando ganhos, além de possibilitar o acesso a um público maior e diversificado. “Somamos ao trabalho direcionado de assistência técnica, qualificação profissional, matéria-prima de qualidade, ampliação do número de vendas, aumento na escala de produção, diminuição dos custos. Assim aumentamos a eficiência da atividade”, disse ele.
Para ele, o grupo necessita se estruturar para poder garantir o controle da qualidade da atividade agrícola.“Cada passo dessa experiência é um aprendizado, um amadurecimento que resulta num crescente aperfeiçoamento profissional dos agricultores envolvidos”, afirmou o secretário.
Para a secretária de Indústria e comércio, Clemir Ferrari outra conseqüência positiva é evitar a saída de grande número de jovens que abandonam suas propriedades no meio rural em busca de alternativas nos grandes centros urbanos. Para ela as feiras são uma experiência que já deu certo e que agora necessitam de uma regularidade.
“A intenção é realizar uma feira a cada 15 dias, sendo uma na Vila Copel e outra na sede, com isto vamos estabelecer uma comercialização com demandas já definidas”, disse ela.
Para os produtores que expõem seus produtos é mais uma alternativa de renda. “Esses agricultores e agricultoras da região expressam seu contentamento ao final da feira quando notam que retornam para suas casas sem os produtos que trouxeram”, disse o secretário de agricultura.
Segundo João Fernandes, alguns já pensam em ir se aperfeiçoando, para crescerem de forma organizada. “Para tanto, é necessário dedicação e compromisso do grupo para sempre apresentarem produtos bons e com qualidades”, ressaltou o agricultor Nereu Correia.
A Prefeitura Municipal auxilia proporcionando apoio logístico. “Essa experiência é uma ação concreta de que é possível o pequeno agricultor permanecer em sua área rural e gerar renda melhorando a qualidade de vida da família”, afirmou o prefeito Sebastião Campos. (Fatos do Iguaçu)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo