22/08/2023


Geral

Travestis e transexuais podem solicitar uso do nome social no Enem, a partir desta segunda

Da Redação

Os candidatos travestis e transexuais que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podem solicitar, a partir desta segunda feira (15), o uso do nome social nas provas, através da internet. Para formalizar a solicitação, o candidato precisa acessar a página de inscrição do Enem (link aqui) e enviar os documentos solicitados, até o próximo dia 26 de junho.

Todos os candidatos que se inscreveram para as provas de 2015 podem solicitar o uso do nome social. De acordo com o portal do exame, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com uma foto recente e um documento com foto. Os pedidos serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Todo esse processo é para que nos dias de aplicação das provas, os candidatos “trans” sejam tratados pelo nome com o qual se identificam e não com aquele que consta no registro de identidade. Este critério serve também para o uso dos banheiros.

O uso do nome social foi adotado na aplicação do Enem já no ano passado (2014), mas a solicitação era feita por telefone.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios brasileiros. Cerca de 8,5 milhões de pessoas se inscreveram no Enem.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo