Cristina Esteche
A ocupação e conquista dos campos de Guarapuava comemora nesta quarta feira (17) 205 anos. De acordo com a historiadora Zilma Haick, foi nesse dia, às 10 horas, em 1810 que a Real Expedição comandada por Dogo Pinto de Azevedo Portugal chegou ao então Fortim Atalaia, no distrito de Palmeirinha.
“Era o Dia da Santíssima Trindade e o nome inicial foi Campos da Trindade. Porém, esse nome não pegou e hoje existem apenas duas fazendas. Uma delas é Trindade”.
Segundo a historiadora, que é membro do Instituto Histórico de Guarapuava (IHG), até 1936 o dia 17 de junho era considerado como sendo o aniversário do município. “Documentos comprovam que nesse dia houve a conquista definitiva dos Campos de Guarapuava e foi analisando esses documentos que alguns historiadores concluíram que o Município teve o seu início a partir de 17 de junho de 1810”. Essa data foi trazida à tona durante a gestão do ex-prefeito Fernando Ribas Carli que em 2010 comemorou os 200 anos de Guarapuava.
De acordo com Zilma Haick, em 1936 o jornalista Antonio Lustosa de Oliveira entendeu que o município precisava de uma data comemorativa ao aniversário de criação. O ex-prefeito Moacir Julio Silvestri, em 1961, decretou 9 de Dezembro, como feriado municipal em comemoração ao aniversário de Guarapuava. Segundo a historiadora, foi nesse dia que o Padre Chagas – que integrava a Real Expedição para catequizar os índios, e Rocha Loures escolheram o local para instalar a Freguesia de Nossa Senhora de Belém, já criada um ano antes da sua instalação em 1818. Esse local é onde está a Praça 9 de Dezembro e até então pertencia às Sesmarias de Diogo Pinto de Azevedo Portugal. “Nesse dia o Padre Chagas escreveu um documento muito interessantes, em seis capítulos". Segundo a historiadora, Padre Chagas ficou no local sozinho durante um ano, pois as pessoas que povoavam o Fortim Atalaia só puderam se mudar no ano seguinte.
Uma vertente de historiadores defende que 9 de Dezembro é a data de criação de Guarapuava. Para Zilma Haick, que integrou a equipe de pesquisa sobre os 200 anos de Guarapuava, a história é uma questão de interpretação de documentos. Porém reconhece, que pelos registros históricos, Guarapuava comemora aniversário no dia 9 de Dezembro.