Bárbara Franco
Uma longa fila se formou na manhã desta terça feira (23) em torno do Tribunal Regional Eleitoral de Guarapuava (TRE) , por eleitores que buscavam o recadastramento biométrico.
Muitas pessoas que estavam na fila reclamaram da demora no atendimento. Seu Antonio Carlos da Silva estava na fila desde as 7h da manhã. “A fila começa a se formar muito cedo. Quando as pessoas chegam no horário de atendimento, às 9h, a fila já está longe do prédio. Isso é uma falta de respeito com os eleitores. Muita gente tem de trabalhar e acaba perdendo a hora por causa da demora no atendimento.”.
Dona Maria Farias de Lima também reclama do atendimento. “ Tem gente que estava na fila desde as 5h da manhã, imagina ficar no até às 9h (horário que o cartório eleitoral abre)”.
Documentos
Quem for realizar o recadastramento precisa levar comprovante de residência, título eleitoral, e documento oficial de identificação. Uma foto será tirada durante o recadastramento, e também servirá para comprovação da identidade na hora do voto.
Recadastramento
O comparecimento é obrigatório e quem não fizer a revisão cadastral terá o título cancelado. Também não poderá fazer o passaporte ou matricular-se em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como em particulares). Os servidores públicos que não atenderem à convocação do TRE terão o pagamento do salário suspenso. O recadastramento será feito de acordo com o mês de nascimento do eleitor e com a apresentação de documento com foto e comprovante de residência. As cidades da região metropolitana não estão incluídas na revisão eleitoral.