22/08/2023


Geral

Braceletes ajudam na identificação

imagem-94501

Da Redação

Na maioria das maternidades, o principal meio de identificação entre os bebês  e suas respectivas mães, é através de um par de braceletes, sendo que um fica com no recém-nascido e outro fica com a mãe.

Não existem dados concretos nem estatísticas do número de trocas de bebês no Brasil, porém segundo especialistas, é muito raro isso acontecer atualmente. Em maternidades particulares por exemplo, existe até um sistema eletrônico que verifica a compatibilidade entra mãe e filho através de um scanner eletrônico.

Algumas dicas de ginecologistas apontam que os pais podem atentar para alguns detalhes como por exemplo alguma característica física peculiar, uma pinta, formato do nariz, ou até mesmo recorrer a fotografias tiradas logo após o parto.

Outro ponto importante é observar o tipo sanguíneo que seja compatível com o pai e mãe. Caso exista alguma dúvida dos pais, um teste de DNA pode ser solicitado para comprovar e tirar qualquer dúvida. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo