Taís Nichelle
Há um ditado que diz: “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”. Essa sabedoria popular se reflete em várias situações, inclusive no cenário musical de Guarapuava. Em um município onde a música gaúcha impera nos aparelhos de som, um nome vem ganhando destaque: o grupo de pagode Contemplação. “Em 2011, nós gravamos a música Lua, que estourou em algumas rádios do Paraná”, conta Dudu, o vocalista do grupo.
O grupo Contemplação surgiu em 2006, inicialmente com três integrantes (hoje são 10 pessoas envolvidas, entre músicos e produtores). Por algum tempo, tocaram em barzinhos da cidade, até que receberam um convite para tocar em uma festa de aniversário, e desde então nunca mais pararam. “Desde aquela festa, nós sempre tocamos em festas e barzinhos da região”, declara Dudu.
O diferencial do grupo é transformar músicas de outros gêneros, como o pop rock, em pagode. Além disso, desde o lançamento da música “Lua”, eles buscam reconhecimento com composições próprias. A mais recente delas é a música “Docinho da Roça”, que foi composta em homenagem ao guarapuavano Cezar Lima, vencedor do reality Big Brother Brasil 15.