Lizi Dalenogari, da Redação
Famílias com poucos ou muitos integrantes deram o tom colorido e alegre a abertura do Festival de Inverno Guarapuava Zero Grau na tarde deste domingo (05), no Parque do Lago. Cerejeiras em Festa atraiu mais uma vez muitas pessoas dispostas a passarem uma tarde agradável com amigos e familiares.
.
Maria Terezinha Regiane Macedo é moradora do centro e honrou a tradição guarapuavana tomando um chimarrão todo ornamentado com flores de cerejeira. “Isso aqui tá lindo demais. Conhecer um pouco mais da tradição japonesa e estar aqui neste ambiente agradável nos orgulha muito. Vivemos em uma cidade linda, isso é fato. Convido a quem ainda não veio que não perca”, convidou dona Maria.
A Banda Municipal fez sua belíssima apresentação de costume e o grupo Taiko Fuurikazan, de Ponta Grossa, trouxe aos guarapuavanos o requinte e a suavidade da cultura japonesa ao som dos tambores milenares. Um delicioso quentão foi preparado pelas senhoras nisseis e foi aprovado pelo público que enfrentou uma fila considerável para adquiri-lo.
A cantora Carine Nunes fechou a programação cultural da tarde conquistando o público interpretando clássicos da MPB, além de composições próprias como “Tudo bem”.
Myuki Yamagoti, responsável por organizar os descendentes de japoneses de Guarapuava para eventos de fins sociais, ficou feliz com a participação das famílias no evento. “Uma festa linda, feliz. Nos orgulhamos em saber que um pouco da nossa cultura embeleza ainda mais nossa cidade”.
O prefeito Cesar Silvestri Filho aproveitou o momento propício para agradecer o pioneirismo da comunidade japonesa em plantar mudas de cerejeiras no Parque do Lago e entregou Kazuo Kawakami uma placa comemorativa.“Há dois anos, estamos plantando esta semente do festival de inverno para que tenhamos cada vez mais orgulho do nosso inverno e disso que estamos vendo nesta tarde. Nossas baixas temperaturas são o charme de Guarapuava e queremos chamar a atenção de todo Paraná e do Brasil, fomentando o turismo. E a contribuição do seu Kazuo merece nossa eterna gratidão”, conclui o prefeito.
Programação de Inverno Guarapuava Zero Grau 2015
Dias 11 e 12
Evento: III Arraiá beneficente do Hospital São Vicente
Local: Parque Lacerda Werneck
Horário: a partir das 12h
Dia 17
Evento: Inverno Cultural em Entre Rios com Grupo Câmara de Professores de Viena (Áustria)
Local: Centro de Cultura Mathias Leh (Entre Rios)
Horário: a partir das 19h
Dia 18
Evento: Inverno Cultural em Entre Rios com Recital de Piano
Local: Centro de Cultura Mathias Leh
Horário: a partir das 19h
Dia 19
Evento: Caminhada da Natureza de Inverno
Local: Salto São Francisco
Horário: 8h (saída das primeiras turmas)
Evento: Inverno Cultural em Entre Rios com Bigband Belas Artes e Orquestra Sopro, da Faculdade de Belas Artes de Curitiba
Local: Centro de Cultura Mathias Leh
Horário: a partir das 19h
Dia 25
Local: Parque do Lago
Programação: Food trucks, brinquedos infláveis, Projeto Vem Ler, Oficina do Laboratório de Ideias, Tardes Musicais
Horário: a partir das 11h
Dia 26
Local: Parque do Lago
Programação: Encontro de fuscas e carros antigos de Guarapuava (Clube Volks do Lobo), food trucks, brinquedos infláveis, Projeto Vem Ler, Oficina do Laboratório de Ideias, Tardes Musicais
Horário: a partir das 9h