22/08/2023
Cotidiano

Funcionários do Sindicato Rural doam sangue nesta quinta feira

imagem-95182

Da Redação

Funcionários do Sindicato Rural de Guarapuava realizaram uma ação solidária nesta quinta-feira (09), doando sangue A atitude foi tomada a partir da demanda do Hemocentro Regional de Guarapuava, que tem uma queda nas doações de sangue durante o período de inverno.  

“Foi minha primeira doação de sangue. É muito bom saber que  em 20 minutos eu posso salvar quatro vidas”, disse o funcionário Paulo Gabriel Souza.

Na estação mais fria do ano, as doações caem até 30% em todo o Paraná, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).  Os motivos para a queda, além do clima, são as doenças respiratórias. “São fatores temporários, mas se a pessoa vir doar sangue e estiver com um resfriado, uma gripe ou uma dor de garganta, ela não vai passar no critério médico para doação. Além disso, pode acontecer também da própria veia não estar acessível por causa do frio. Com isso, perdemos muitos doadores”, explica Maristela Sacks, assistente social do Setor de Captação de doadores do Hemocentro Regional de Guarapuava.

 A assistente social também ressalta que para que o banco de sangue esteja normalizado é necessário 40 doadores por dia, com doação de 450 ml de sangue cada.

Os requisitos para se doar sangue é possuir 50 kg ou mais, bom estado de saúde, de preferência não estar tomando nenhum medicamente, ir alimentado e portar um documento de identificação com foto.

Qualquer dúvida, basta ligar no (42) 3622- 2819. O Hemocentro Regional de Guarapuava fica na Rua Afonso Botelho, 134, Trianon. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.