22/08/2023
Geral

Cartório recebe novas máquinas para agilizar cadastramento biométrico

imagem-95271

Taís Nichelle

A demora no procedimento de cadastramento biométrico, que está sendo feito em Guarapuava há mais de um mês, é uma das reclamações dos eleitores. Porém, nesta semana, o Cartório Eleitoral de Guarapuava recebeu 35 novas máquinas para agilizar o processo. “Antes, o cartório dispunha apenas de 10 máquinas para cadastramento biométrico. A expectativa é que 45 estejam disponíveis a partir de segunda (13)”, esclarece João Ricardo Americano, chefe de cartório. 

As novas máquinas diminuem significativamente o tempo de espera para o cadastramento. “Antes, o eleitor esperava em média 3 horas na fila. Com o aumento do equipamento, o tempo médio de espera é reduzido para meia hora, ou dez minutos, no caso de eleitores que fizeram agendamento”, complementa Americano.

O cadastramento biométrico iniciou em Guarapuava no dia 28 de maio, e segue até o dia 30 de setembro. Para fazer o recadastramento é preciso apresentar o documento de identidade original e um comprovante de residência de até três meses atrás. Quem não fizer, não pode votar nas próximas eleições, ficando impedido de participar de concursos e tirar alguns documentos, como o passaporte.

Agendamento pela internet

Quem quiser fugir da fila no cartório, pode fazer o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 

Serviço

O Cartório Eleitoral de Guarapuava fica na Rua Brigadeiro Rocha, 1046, Centro, e funciona das 9h às 18h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo