22/08/2023
Agronegócio

WinterShow começa nesta quarta e vai mostrar novidades tecnológicas

imagem-9574

Guarapuava – Começa hoje, quarta-feira (21), mais uma edição do WinterShow na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios. A abertura aconteceu Às 8h30min no Centro Cultural Mathias Leh.
Em sua sexta edição o evento técnico apresenta as novidades da tecnologia da cadeia produtiva dos cereais de inverno.
Até amanhã (quinta-feira) à tarde, especialistas convidados pela Cooperativa Agrária, entidade promotora do encontro, acontecem palestras sobre os mais diversos aspectos da cadeia produtiva dos cereais de inverno.
Uma das tecnologias que promete chamar a atenção dos agricultores é o dispositivo denominado “N-Sensor”. De know-how alemão e já em uso na Europa, o aparelho, instalado sobre a cabine de um trator, serve para que o distribuidor de fertilizante nitrogenado faça a aplicação do produto a taxa variável, destinando, a cada parte da lavoura, a quantidade exata que as plantas necessitam (o nitrogênio é um dos elementos importantes para a produtividade de lavouras de milho, trigo, cevada e aveia).
Segundo a assessoria de imprensa da Agrária, para determinar a quantidade de fertilizante, o N-Sensor usa raios infravermelhos: a luz é dirigida à lavoura e, refletindo de volta ao aparelho, traz a informação sobre o grau de nutrição das plantas.
A demonstração do N-Sensor acontece hoje (21) e amanhã (22), a partir das 13h, na FAPA.
De acordo com o agrônomo Adriano Rissini, do setor de Inovação Tecnológica da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), que vai apresentar o aparelho aos participantes do WinterShow 2009, a novidade do equipamento é trazer para a aplicação um conceito da agricutura de precisão: a variação do volume de produto durante o processo. Conforme contou, no procedimento convencional, se aplica uma quantidade que corresponde a uma média do volume necessário. A média, por sua vez, tem por base a pesquisa.
O dispostivo a ser mostrado no WinterShow é um dos dois únicos aparelhos do tipo atualmente no Brasil. Acordo entre o fabricante e a FAPA permitiu à fundação realizar testes. O trabalho foi realizado entre agosto e setembro deste ano, em seis propriedades de cooperados da Agrária, nas regiões de Guarapuava, Goioxim, Reserva do Iguaçu e Pinhão.
A Agrária já apresentou o dispositivo em duas outras oportunidades: numa reunião técnica para cooperados, dia 12 de março deste ano, no Clube Recreativo Jordãozinho; e no último dia 16 de setembro, na FAPA, num encontro que reuniu 22 associados da Cooperativa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.