22/08/2023


Geral

Conta de água vai ficar 8% mais cara a partir de setembro no Paraná

O governador Beto Richa (PSDB) autorizou o reajuste das tarifas de água e esgoto pela Companhia de Saneamento do Paraná(Sanepar) em 8%, conforme decreto publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (29). O aumento passa a valer nas contas emitidas a partir do dia 1º de setembro.

O pedido já tinha sido aprovado pelo Instituto das Águas do Paraná, órgão regulador do setor de saneamento no Paraná, em junho deste ano.

A tarifa de água e esgoto ficou congelada entre os anos de 2005 e 2010 e voltou a subir no início da gestão de Beto Richa (PSDB) por quatro vezes. O último reajuste foi de 12,5% em fevereiro deste ano, sendo cobrados 6,5% em março e 6% junho.

De acordo com a Sanepar, o pedido de revisão da tarifa foi motivado pelos recentes aumentos de energia elétrica autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "A previsão para 2015 é de que a Sanepar vai precisar de R$ 387 milhões para custear a energia, o que equivale a R$181 milhões a mais do que em 2014 (88% mais)", justificou a Companhia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo