Guarapuava está em alerta no combate contra a Aids. Isso porque de acordo com a enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado de Guarapuava (SAE), Maria Clarice Kunkel, o número de pessoas infectadas com o vírus vem aumentando dia a dia.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 2% por cento da população de cada cidade do País está contaminada pelo HIV. Baseado nestes dados, Guarapuava pode ter quatro mil pessoas com o vírus.
Segundo Clarice, a maioria dos casos locais neste ano atingiu a população jovem entre 14 e 30 anos de ambos os sexos. “As pessoas não estão se protegendo nas relações sexuais de risco”. Clarice alerta às pessoas que o caso merece um alerta. “ O caso é sério, a doença é séria e ninguém está levando a sério. É preciso fazer sexo com responsabilidade”.
O SAE de Guarapuava disponibiliza testes rápidos à população. De acordo com Clarice, são realizados quatro exames gratuitamente. Para poder fazer estes testes é necessário levar um documento com foto.
O horário de atendimento é de segunda à sexta feira das 8h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3621-4524.
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS
O Sae de Guarapuava realizou nesta sexta feira (01), uma mobilização na Rua XV de Novembro, no Centro de Guarapuava. Entre as ações, foram entregue panfletos de orientação e prevenção contra a Aids e foram distribuídos preservativos, tanto masculino quanto feminino.