22/08/2023
Cotidiano

Sanepar entrega sistema de abastecimento em quilombo

imagem-97336

Da Redação

A comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha, em Guarapuava, está sendo beneficiada pelo sistema de abastecimento rural. A solenidade de entrega do sistema ocorreu na quarta-feira (12), no salão social da comunidade.

“Recebemos um grande tesouro, que é a água tratada, então a felicidade é plena. Sabemos que muitas comunidades rurais não têm essa oportunidade, então nos sentimos privilegiados”, destaca a presidente da Associação da Água de Paiol de Telha, Viviane Cristina Antunes. Viviane conta que até então, algumas famílias utilizavam água de mina, transportada através de baldes, e poucas tinham poço em suas propriedades. “Com isso tudo, não sabíamos qual a qualidade da água que estava sendo consumida, se havia algum tipo de contaminação. Agora temos segurança em saber que estamos tendo acesso a uma água que passa por um tratamento”, diz.

Para implantar o sistema de abastecimento rural em Paiol de Telha, o investimento foi de R$ 406 mil, com recursos próprios da Sanepar e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O sistema vai atender cerca de 250 moradores.

O coordenador da Unidade de Serviços de Pequenas Comunidades (USPC) da Sanepar Roboão Senegáglia ressalta que entre os inúmeros benefícios que o sistema de abastecimento proporciona numa comunidade rural, “ele é sinônimo de saúde, qualidade de vida, valorização da propriedade e auxilia até mesmo na fixação das famílias no campo”, observa.

Também participaram do evento membros da comunidade de Paiol de Telha, o gerente da Unidade de Serviços de Pequenas Comunidades (USPC) Igor Rusch, o gerente regional da Sanepar de Guarapuava João Edson de Lima, a coordenadora de Pequenas Comunidades da Unidade de Projetos e Obras da Região Sudeste (USPO-SD) Gisele Lopes Martins, o secretário municipal de agricultura Itacir Vezaro e os vereadores Celso Costa e Nilton Roseira.

Organização

O Paiol de Telha é o primeiro assentamento quilombola reconhecido oficialmente no Paraná. Como nos demais sistemas de abastecimento rural, a gestão do serviço fica a cargo dos próprios moradores, que administram o tratamento da água e a manutenção do sistema. Para isso, a Sanepar oferece previamente todo o suporte necessário para a organização da comunidade, orientando desde a criação de associação própria, estatuto e modelo gestão, bem como capacitação técnica para a manutenção do sistema.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.