22/08/2023
Cotidiano

Jovens homenageiam o Santo da Juventude

imagem-97362

Texto e fotos de Lizi Dalenogari

Alunos da Escola Municipal Domingos Sávio e do Instituto Educacional Dom Bosco realizaram na manhã deste sábado (15) um desfile colorido e com toda a alegria que Dom Bosco – o santo protetor dos jovens, merece. A programação faz parte do calendário festivo em comemoração ao bicentenário de nascimento de São João Bosco.

Para comemorar a data, os salesianos receberam a relíquia do santo vinda diretamente da Itália. O desfile pelo calçadão da XV de Novembro, emocionou pessoas que passavam pelo centro da cidade. “Disso que nossa juventude precisa. Alegria, hábitos saudáveis, atividades que os façam crescer como cidadãos. É só olhar para a expressão destes jovens e ver que estão no caminho do bem, fazendo o bem e se preparando para o futuro, que certamente será de vitórias”, diz Nádia Figueira, de 48 anos, moradora do bairro Conradinho.

Laraine Beraldo, de 18 anos, conta que participa das atividades do Instituto desde 2009 e que se sente realizada com tudo que aprendeu lá. “Me sentia triste, sem perspectiva quando fui convidada a conhecer o Instituto. De lá para cá sou outra pessoa. Aprendi tantas coisas e os ensinamentos do Mestre Dom Bosco deram um sentido novo a minha vida. Convido os jovens que se sentem tristes, assim como eu me sentia, que venham conhecer este trabalho e certamente irão se surpreender”, convida a educanda.

Para a educadora Emanuele Faria a expressão de alegria dos jovens e crianças que participaram do desfile tem uma explicação. “O Instituto é uma família que os acolhe, os respeita e os promovem para a vida. São João Bosco tem um vínculo de amor com cada vida que chega até nós. E nós mesmos somos resultado deste legado belíssimo que o santo da juventude nos deixou”, enfatiza.

Noeli Terezinha Souza é devota de São João Bosco há mais de 20 anos e não escondia a emoção ao ver a relíquia passar em frente a Catedral Nossa Senhora de Belém. “Só quem acompanha o trabalho maravilhoso que os salesianos fazem para nossa comunidade, encaminhando nossas crianças e jovens, consegue perceber a importância desta obra.

Solange Ferreira é mãe de Thiago Ferreira Vanderlinde, de 15 anos. O jovem foi alfabetizado e participou de vários cursos no Instituto. “Ele é o jovem preparado que é hoje graças ao Instituto. Os cursos que ele fez lá e principalmente os princípios éticos que adquiria o capacitaram a ser um ótimo aluno, um excelente filho. Tenho muita gratidão a toda a equipe do Instituto, principalmente ao Padre Renato. Eles fazem a diferença na vida destes jovens”, agradece Solange.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.