Da Redação
As aulas de pilates têm ganhado cada vez mais adeptos nas Clínicas Integradas Guairacá. De acordo com a fisioterapeuta, Larissa Escarmocin, a ideia surgiu enquanto ela ainda era graduanda do curso de Fisioterapia na instituição e abordou o tema no seu Trabalho de Conclusão de Curso. “Durante a pesquisa, fiz uma análise de pacientes antes e após três meses da prática da atividade. Nesse tempo eu vi uma melhora de vida muito significativa e então resolvemos oferecer o serviço na clínica também”.
Além de ser uma forma de tratamento para as dores musculares, segundo a fisioterapeuta Larissa, o pilates também traz alívio ao estresse, ajuda na coordenação motora e no equilíbrio. “A técnica ainda é indicada para dores nas costas, dor muscular, qualquer tipo de encurtamento, para alongamento, correção de postura, questão de flexibilidade e para melhorar a qualidade de vida”.
De acordo com a assessoria de comunicação da faculdade, devido à grande procura, a Guairacá ampliou o serviço e agora passa a oferecer também aulas de pilates específicas para gestantes, como mais uma opção na assistência prestada no pré-natal.
Segundo a fisioterapeuta, para elas o pilates proporciona inúmeros benefícios, sendo o mais importante o trabalho de respiração e desenvolvimento da musculatura do abdômen. “Para as gestantes são realizadas atividades diferentes, mais voltadas para a respiração, concentração e contração da musculatura pélvica, que ajudam tanto no pré como no pós-parto”.
As aulas de pilates convencional acontecem nas segundas e quartas feiras, das 9h20 às 10h e das 18h às 18h45. Já as aulas para gestantes ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 18h às 18h45.