Guarapuava – A Faculdade Guairacá recebeu esta semana, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior ABMES.
O Selo foi concedido em virtude da realização do Dia da Responsabilidade Social, realizado em setembro (foto), um evento proposto pela ABMES a todas as instituições de Ensino Superior do país que se dedicam, durante todo o ano, a atividades de cunho social. Na ocasião, todos os Cursos da Faculdade Guairacá realizaram atividades que promovessem a cidadania, a qualidade de vida e orientações sobre saúde e direitos do cidadão.
No dia 26 de setembro, o Parque do Lago foi palco de uma grande festa de cidadania. Mais de 100 pessoas da família Guairacá, entre professores, acadêmicos e funcionários, se dedicaram às atividades em prol da comunidade. As pessoas que foram até o local puderam aferir a pressão arterial, realizar as avaliações física e postural, ter dicas de atividades físicas e como praticá-las adequadamente, conhecer seus direitos e das crianças, conhecer e entender o porquê a utilização de sacolas retornáveis é necessária em nossa atualidade, ter dicas de como ajustar o orçamento doméstico, além das crianças que tiveram atividades que foram pensadas exclusivamente para eleas.
Este reconhecimento da ABMES vem de encontro à visão da instituição que é ser uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo governo, sociedade e cidadãos, como referência em termos da qualidade e excelência de seus serviços de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento político-cultural e socioeconômico.
A Faculdade Guairacá, desde sua fundação, é uma instituição que se preocupa em mostrar aos acadêmicos a importância destas atividades para sua formação e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, desenvolve projetos que atendem a necessidade da população. Um grande exemplo disso é a Academia da Terceira Idade, que atende centenas de pessoas que têm conquistado melhor qualidade de vida por meio da atividade física. Outra atividade destinada a este público é a Fisioterapia para a Terceira Idade, onde o objetivo é propiciar, também, uma melhor qualidade de vida à população.
Já as crianças que têm alguma dificuldade de aprendizagem ou que, infelizmente, vivem em situação de risco, são atendidas e têm acompanhamento pelos acadêmicos da Faculdade Guairacá que, orientados por seus professores, buscam minimizar tais questões. Aliar o esporte à educação, todos nós sabemos, traz grandes benefícios para a formação cidadã do indivíduo e a Faculdade Guairacá acredita nesse binômio e por isso investe nele. As crianças são incentivadas à prática do judô, conhecida arte marcial oriental que prima pela formação, além de física, social e ética.