22/08/2023
Educação

Equipe de Laranjeiras do Sul conhece projeto para adolescentes

imagem-98610

Da Redação com Assessoria

A secretária de Assistência Social, Eliane de Carli, e os coordenadores do PPTA (Projeto de Proteção ao Trabalho do Adolescente) Repinho receberam a visita de uma equipe da Secretaria de Assistência Social de Laranjeiras do Sul na última semana. Eles vieram conhecer o trabalho, desenvolvido através da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. O PPTA proporciona formação profissional, oficinas, atividades físicas e atendimento especializado para jovens de 11 a 19 anos do bairro Xarquinho.

Para a secretária Eliane de Carli, as ações integradas realizadas pela atual administração municipal em Guarapuava, tem contribuído para a construção de uma realidade positiva nas comunidades. “O prefeito Cesar Silvestri Filho tem a visão de que as secretarias devem trabalhar unidas para que realmente os guarapuavanos possam ter a oportunidade de mudança de vida. A empresa Repinho também pensa desta forma, por isso o PPTA tem feito a diferença na vida de muitos jovens do Xarquinho”, opina. “Nos sentimos satisfeitas de ter feito este intercâmbio, porque esta troca de experiências nos mostrou novas perspectivas para construir projetos para nossos jovens. Avaliamos que este trabalho realmente tem feito a diferença na vida dos participantes”, parabeniza uma das visitantes.

O aluno Lucas Martins de Lima, 17 anos, participa do PPTA Repinho e destaca as conquistas na sua vida pessoal e profissional. “Desde quando eu comecei a participar do projeto já melhorei a forma como eu me comunico com as pessoas e fortaleci valores como amor, amizade, respeito a família e ética. Continuo participando porque aqui faço os cursos profissionalizantes, que com certeza vão me ajudar quando eu for para o mercado de trabalho”, ressalta. Lucas atualmente faz dois cursos, de informática e de auxiliar administrativo, que têm parceria do Sesi e Senai.

Segundo as coordenadoras do PPTA Repinho, Marlene Mendes Nerone e Dirceia Aparecida Eleutério dos Santos, atualmente o projeto tem 250 alunos. São ofertadas oficinas de artesanato, cursos de violão, valores, pré-vestibular e profissionalizantes de informática e de auxiliar administrativo. Também acontecem aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de atendimento odontológico e psicológico.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.