22/08/2023
Cotidiano

Participantes do 9º Festival da Melhor Idade deram um show

imagem-98938

Da Redação com Assessoria com fotos de Lizi Dalenogari e Abimael Valentin

Alegria, integração, entretenimento e emoção foram alguns dos ingredientes do 9º Festival da Melhor Idade, realizado em Guarapuava nos dias 11 e 12 de setembro. Organizado pelas secretarias de Assistência Social e de Indústria, Comércio e Turismo, o evento contou com atividades como oficina de ritmo, roda de chimarrão, jogos de tabuleiro, concurso de dança, baile real, eleição do Rei e Rainha da Melhor Idade e o grande show nacional com Agnaldo Timóteo, que emocionou o público. Participaram idosos de Guarapuava e região, além de representantes de Florianópolis (SC).

A abertura oficial do evento aconteceu na sexta (11) à noite com a apresentação de jazz das alunas do PPTA (Projeto de Proteção ao Trabalho do Adolescente) Repinho. O prefeito Cesar Silvestri Filho parabenizou a todos pela participação ativa nos projetos oferecidos pela administração municipal voltados para a melhor idade e pela alegria que cada um trouxe para a festa. “Este é o momento para nos reunirmos e celebrarmos a vida. Tudo foi preparado com muita dedicação e carinho. Nós trabalhamos para as pessoas, pensando na melhoria de sua qualidade de vida e autoestima. Vejo aqui muita sabedoria e disposição, aproveitem”, disse o prefeito.

A primeira noite encerrou com a eleição do Rei e Rainha do Festival da Melhor Idade. Desfilaram dez rainhas e oito reis com muito charme e felicidade. Hoje com 74 anos, João Mores, o rei guarapuavano, recebeu sua segunda coroação. “É muito emocionante ser eleito rei mais uma vez. Fiquei surpreso quando o resultado saiu. Meu ano vai ser ainda mais feliz”, comemora o idoso que participa do projeto Ativa Idade, oferecido pela Secretaria de Assistência Social, no bairro Bonsucesso. A rainha da noite, Iraci Inês Turitti, veio de Santa Catarina pelo quarto ano e pela primeira vez disputou a coroa. “Adorei a brincadeira, foi tudo muito bem organizado e animado. Fico contente em levar esse prêmio para Santa Catarina”, diz orgulhosa a participante do Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez, de Florianópolis.

O frio não foi desculpa para os idosos que lotaram o Pahy Centro de Eventos, no segundo dia do festival. As seis apresentações do concurso de dança contaram com ritmos como forró, samba e dança cigana e animaram a noite. A participante mais experiente do Grupo Ativa Idade da Colônia Vitória, no distrito guarapuavano de Entre Rios, Carlinda Marcela Fagundes fez bonito na apresentação da música ‘Esperando na Janela’. “Esta é a primeira vez que venho para o festival e gostei muito de participar. Fiquei muito emocionada e quero voltar em outros anos”, afirma a senhora de 86 anos, que estava acompanhada de sua filha Anadir Fagundes, 58 anos, que também participa do grupo. O show de Agnaldo Timóteo fechou com chave de ouro o 9º Festival da Melhor Idade. O cantor surpreendeu, encantou e deixou um gostinho de quero mais aos guarapuavanos.

RESULTADOS

Mister Simpatia:

João Valter Gil Rodrigues – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis

Miss Simpatia:

Vera Grunt – Grupo Ativa Idade – Guarapuava

 

PREMIAÇÃO REI E RAINHA

Rei: João Mores – Grupo Ativa Idade, bairro Bonsucesso – Guarapuava

Rainha: Iraci Inês Turtti – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis (SC)

Príncipe: João Valter Gil Rodrigues – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis

Princesa: Dalva Chagas Antunes – Grupo Ativa Idade, bairro Bonsucesso – Guarapuava

Duque: Paulo de Oliveira – Grupo Ativa Idade, Divino Espírito Santo – Guarapuava

Duquesa: Maria Scheifer – Grupo Ativa Idade Cras Boqueirão – Guarapuava

 

PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE DANÇA

Dançarino revelação: Edgar Quirino – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis

Dançarina revelação: Vilmari Shuwab – Grupo Alegria de Viver – Guarapuava

Melhor figurino: “Vem que trem” – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis

Melhor coreografia: “Dança cigana” – Grupo Alegria de Viver – Guarapuava

Conjunto revelação: Grupo Ativa Idade, Colônia Vitória – Guarapuava

Coreógrafo destaque: Ronaldo Rodrigues – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis

Categoria estilo livre

1º lugar: “Samba pop” – Grupo Alegria de Viver – Guarapuava

2º lugar: “La bamba” – Grupo Ativa Idade – Guarapuava

3º lugar: “Esperando na janela” – Grupo Ativa Idade, Colônia Vitória – Guarapuava

Categoria dança folclórica:

1º lugar: “Festa no interior” – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis

2º lugar: “Dança cigana” – Grupo Alegria de Viver – Guarapuava

 

Categoria dança de salão:

1º lugar: “Vem que trem” – Grupo de Dança Ronaldo Rodriguez – Florianópolis

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.