Da Redação, com foto de Abimael Valentim/Secom
A Secretaria Municipal de Obras de Guarapuava conluiu serviços no interior do Município. No distrito do Guará, Assentamento Arueira, a ponte sobre o Rio Poço da Anta, ganhou quatro bueiros celulares na localidade e, no Faxinal dos Elias, houve a substituição da ponte sobre o Arroio da Viola por um bueiro com cabeceira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura, nesta obra, foram utilizadas três de linhas de manilhas de concreto, contribuindo para uma contensão mais segura da água. Na região, ainda foram executadas a abertura de novas estradas e o patrolamento e cascalhamento da via conhecida como estrada do navio, que liga o assentamento a BR 277. No total, o serviço contemplou 30 quilômetros de estradas.
No distrito de Entre Rios, a um quilômetro da ponte do Pinhãozinho, que entra em fase de finalização com a construção de acessos, a ponte sobre o Rio dos Ramos também recebeu melhorias. A estrutura foi prejudicada com as chuvas deste ano e recebeu reparos. De acordo com o secretário de Obras, Ivanês Joséfi, em 2016, a estrutura será substituída. “Ano que vem a ponte do Rio dos Ramos será substituída por uma ponte definitiva em concreto, com 36 metros de comprimento, dando ainda mais segurança aos moradores da região”, explica. Ainda foram executados 16 quilômetros de patrolamento e reposição de revestimento primário na estrada que liga o distrito até a localidade São Jerônimo, também conhecida como Kaminski.
Entrando em fase de finalização, a Ponte Tio Abé recebe os serviços da última fase da supraestrutura (parte superior onde trafegam os carros). “A próxima etapa é a construção dos aterros de acesso. A ponte, que passa sobre o Rio das Pedras, tem 42 metros de comprimento, 6,30 metros de largura e durabilidade de 80 anos”, completa Joséfi. Ainda há serviços sendo executados no Distrito do Guairacá, onde Secretaria de Obras reconstrói a ponte sobre o Rio Marrecas, com nove metros e inteiramente de concreto, e a recuperação de estradas na localidade de Marreca de cima. Há também obras patrolamento e cascalhamento no Distrito da Palmeirinha, na estrada do Taguá, em Entre Rios, e recuperação da Estrada do 144, no Jordão.