A realidade dos conselhos tutelares da região de Guarapuava está sendo retratada num ensaio fotográfico exposto a partir de terça-feira (3) até ao sábado (7) no Hall de entrada do auditório da Unicentro, campus Santa Cruz.
O trabalho foi proposto pela equipe do Projeto de Diagnóstico, Prevenção e Erradicação do Trabalho Doméstico Infantil na Região de Guarapuava (TDI), do Programa Universidade Sem Fronteiras, do Governo Estadual.
O Projeto coordenado pelo professor Hélvio Alexandre Mariano atuou durante dois anos na área da Infância e Adolescência e dos Direitos Sociais, com três esferas de atuação: formação, informação e diagnóstico.
Como atividade final, a equipe de bolsistas composta por Adriana Possan, Francielli Campiolo, Johnny Correia e Scheyla Horst expõem fotografias que foram tiradas entre abril e agosto deste ano.
O objetivo foi visitar todos os conselhos tutelares da região de Guarapuava para conhecer a realidade que os dados estatísticos não revelam e que apenas é desvendada a partir da investigação: quem são os conselheiros, de que forma estão atuando, como é a estrutura física dos estabelecimentos e as experiências do dia-a-dia das peças fundamentais no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ao todo foram 21 municípios retratados. Além desse ensaio, foi realizada uma reportagem para o Caderno Limão Rosa (meio impresso direcionado ao público que trabalha na área) e também um documentário de vídeo.
Cotidiano
Ensaio fotográfico na Unicentro mostra a realidade dos Conselhos Tutelares da região
- Por Cristina Esteche
- 02/11/2009