Da Redação, com Assessoria
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4.148/2012, que dispõe sobre a criação da Farmácia Veterinária Popular. Na reunião deliberativa da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados, que aconteceu nesta quarta (23), o deputado federal Assis do Couto, relator do projeto, apresentou seu parecer favorável à matéria.
De acordo com o relatório do deputado Assis, a iniciativa é parecida ao programa Farmácia Popular do Brasil, que viabilizou o atendimento de centenas de famílias com a distribuição gratuita de alguns remédios e diminuição do custo de outros em até 90%. “Para que a saúde dos animais seja assegurada, faz-se necessária a existência de serviços veterinários bem estruturados. O que envolve médicos veterinários capacitados e acesso às substâncias por eles receitadas”, afirmou o deputado durante a leitura do parecer.
Ainda para o relator do projeto, a proposição busca baratear o custo dos medicamentos e isso resulta em fármacos mais acessíveis. Não só aqueles destinados ao tratamento, mas também os referentes à prevenção de doenças e manutenção da higiene. “No que diz respeito à pertinência da temática na Comissão de Agricultura, é extremamente favorável a aprovação da presente matéria. Em especial porque pode favorecer o desenvolvimento econômico da agricultura familiar, através da ampliação do acesso a medicamentos veterinários”, concluiu o parlamentar.