22/08/2023

Mestre Tuto é homenageado

imagem-99800

Lizi Dalenogari, da Redação

Bastou a Fanfarra Municipal Jozoel de Freitas entrar em quadra no início da manhã deste domingo (27), abrindo o segundo dia de competições do 24º Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, para que lágrimas de emoção insistissem em cair para muitos dos participantes. Uma legítima e genuína fanfarra dos anos 70 fez com que muitos voltassem no tempo e relembrassem as fanfarras de raiz. E foi aí que a organização decidiu homenagear o Mestre Tuto, um ícone da cultura guarapuavana.

Mestre Tuto, (Jozoel de Freitas), de 78 anos, fundou a Fanfarra Municipal em 1983 e passou para os filhos e netos o amor pela musicalidade. Hoje o atual instrutor da Fanfarra é seu filho Zaque de Freitas que faz questão de manter a tradição pela qual o pai tanto lutou.

O presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, José Carlos Gonçalves não disfarçou sua emoção ao ver a Fanfarra se apresentar. “Minha voz embargou. É um trabalho belíssimo de resgate de tudo que temos de mais puro e genuíno. Lindo poder mostrar a esta nova geração as nossas raízes. Mestre Tuto merece todas as referências e nosso eterno respeito e gratidão”, enfatizou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo