Capital do Feijão Preto, Terra das Cachoeiras Gigantes, Capital da Oração, Pequena Ucrânia. Denominação é o que não falta para traduzir a importância de Prudentópolis para o Brasil. Localizada na Região Centro-Sul do Paraná, trazendo nos traços a presença viva dos imigrantes ucranianos, Prudentópolis é uma cidade plural.

(Foto: Pousada Salto sete)

Fundamentalmente marcada pela religiosidade do povo, afinal, 70% dos 50 mil habitantes comungam o rito católico ucraniano, Prudentópolis é o que se diz ‘uma terra abençoada por Deus’. Com natureza abundante, dezenas de cachoeiras e quedas nascem no Rio Ivaí e se esparramam entre a mata verdejante. Os canyons e as mais de 100 igrejas católicas de ritos latino e bizantino ucraniano com arquiteturas típicas atraem, encantam.

 

E se na mesa a culinária típica desperta para todos os sabores, nas conversas o idioma da terra distante aproxima a cultura, acorda saudades, aquece corações. E a fé se traduz nas celebrações da igreja São Josafat.

(Foto: Viaje Paraná)

Entretanto, por trás de tudo isso se faz uma infraestrutura pautada num conceito político ético, transparente, de respeito a coletividade. São diretrizes como essas que passaram a ser implantadas a partir de 2015. Nesse ano, Prudentópolis passou por momento de grande instabilidade política, que resultaria no afastamento do prefeito da época. Por conta disso, coube ao então vice-prefeito, Adelmo Luiz Klosowski, assumir o comando da Prefeitura. Então sob o desafio de de resgatar a credibilidade da classe política local. O trabalho deu resultado e, no final de 2016, a vitória nas urnas deu-lhe a oportunidade de continuar no cargo

COMO UMA GRANDE EMPRESA

Com a vitória de Adelmo nas urnas, o maior vitorioso foi o município. Assim, Prudentópolis se reinventou e encontrou o caminho do desenvolvimento e da qualidade de vida. Apesar de ter regenerado a administração pública local, ele confessa que nunca teve como objetivo ser prefeito. No entanto, trouxe da experiência como produtor rural a inspiração para mudar a forma de fazer política na Região.

Na minha atividade privada, eu sempre busquei ser inovador e sempre enxerguei a tecnologia de ponta como aliada do desenvolvimento. Desde o início acreditei que era necessário trazer conceitos da atividade privada para a Prefeitura, de busca de resultados, de inovação, de aquisição de maquinários novos e modernos. Foi pensando a Prefeitura como uma empresa que pudemos atingir tantos bons resultados ao longo do nosso mandato.

(Foto: Nossa Gente)

(Foto: Nossa Gente)

Assim, entre as suas principais conquistas como gestor, o prefeito cita o desenvolvimento turístico, como um marco na vida dos habitantes de Prudentópolis. “O monumento do Salto São João, concebido e construído durante o nosso mandato, e os 60 km de calçamento em pedras irregulares, que permitirão a ligação das principais comunidades e dos principais pontos turísticos, tornarão o sonho do desenvolvimento turístico uma realidade palpável”

 

Passados os últimos quatro anos desde o início do mandato, Adelmo encerra a gestão entregando um município revitalizado, com a autoestima renovada e pronto para receber investimentos públicos e privados.

Sempre dissemos que honestidade não é qualidade, é obrigação, mas, no meio político, isso tem que ser provado a cada dia. Acredito que a principal marca da nossa administração é a mudança na forma de conduzir a coisa pública, com honestidade e transparência em todos os atos. Hoje, em Prudentópolis, não há mais espaço para o que é errado.

 

COM OS APLAUSOS DA POPULAÇÃO

Os desafios da administração pública são muitos, incontáveis. É praticamente impossível ‘agradar gregos e troianos’, como diz o ditado popular. Entretanto, a conduta política de Adelmo lhe dá a maior comenda quem um político pode desejar. Assim, ele encerra o mandato com 90% de aprovação popular.  E uma das provas desse reconhecimento é a eleição do atual vice-prefeito, Osnei Stadler (DEM), para a Prefeitura em 2021. Stadler obteve 17.505 votos, o equivalente a 61,53% dos votos válidos.

 

A eleição do Osnei, ainda mais com números absolutamente sólidos, mostra que Prudentópolis aprovou a nossa forma de gerir e que deseja trilhar o caminho do crescimento, do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida.

Para o prefeito, a principal missão de seu substituto será dar continuidade ao desenvolvimento econômico da cidade. Conforme Adelmo será necessário atrair mais investimentos e oportunidades para evitar a evasão para outros centros.

Prudentópolis está muito mais estruturada e preparada para crescer. As pessoas resgataram o amor e o orgulho da cidade. Afastamos o fantasma da corrupção e atraímos as pessoas de bem para perto da Prefeitura.

DEVER CUMPRIDO

Pode parecer ‘lugar comum’, mas a sensação de Adelmo é de dever cumprido. E apesar da importância das obras físicas, a mais importante é imaterial. “Ser de Prudentópolis ou morar em Prudentópolis passou a ser uma referência boa. Além disso, o estado e o país também passaram a ver Prudentópolis da forma como os prudentopolitanos merecem”.

O período passado à frente da Prefeitura foi, para Klosowski, profundamente marcante, tanto para ele quanto para a sua família. “Jamais imaginamos abrir mão da nossa privacidade por uma carreira pública. Mas os desígnios de Deus nos trouxeram o compromisso e, como tudo na vida, assumi com toda a força e fiz o meu melhor”.

Assegurando que vai levar o reconhecimento das pessoas e o aprendizado obtido para o resto da vida, ele diz que teve a maior lição que poderia ter.

Aprendi, nesses seis anos, a ser muito mais ouvinte, aprendi que a paciência é fundamental, que é preciso agir e muito, mas que também é preciso saber esperar as sementes germinarem e a planta se desenvolver.

O segredo por trás da gestão que conseguiu atingir todas as metas traçadas no início do mandato? É simples, mas essencial: amor.“Não só tenho orgulho de ser de Prudentópolis e de morar em Prudentópolis, mas tenho uma satisfação imensa de ter participado ativamente dessa caminhada pelo resgate do amor à cidade”.


Adelmo Luiz Klosowski – 2020