22/08/2023
Economia

“O grupo está investindo R$ 75 milhões em Guarapuava”, afirma Ricardo Guerra

imagem-44724

O grupo Limagrain Guerra do Brasil está consolidando um investimento de cerca de R$ 75 milhões em Guarapuava. De acordo com o diretor Executivo do grupo Guerra, Ricardo Guerra, os investimentos serão gradativos e devem ser finalizados até o primeiro semestres de 2013. “A incorporação da Primorata pela Jaquect foi uma estratégia de Mercado. A Jaquect, quando estiver completamente consolidada irá gerar em torno de 600 empregos diretos, com investimento total de cerca de R$ 75 milhões, mais o aporte financeiro da Jaquect”, explica Guerra.

Inauguração

A partir da próxima quinta-feira (08), o Brasil ganha uma fábrica européia de pães e bolos prontos. A francesa Jacquet, marca bastante tradicional na Europa, com mais de 130 anos, chega ao País apostando no crescimento da economia e no potencial de expansão de consumo dos brasileiros. A unidade, que será inaugurada na cidade de Guarapuava, é a primeira fora do velho continente e vai ocupar um terreno de perto de 100 mil metros quadrados às margens da BR 277, rodovia que corta o Paraná de Leste a Oeste. O ato inaugural acontece a partir das 18h30.

De acordo com a empresa, o que impulsiona à vinda da Jacquet para o Brasil foi a fusão no ano de 2011 entre os grupos Limagrain (francês) e Guerra (brasileiro), ambos líderes agroindustriais em seus países. A junção resultou na criação da Limagrain Guerra do Brasil que já injetou quase R$ 100 milhões em diferentes negócios no Brasil.
“Desde o início de nossas negociações já prevíamos um grande potencial de expansão dos negócios em território nacional. A vinda da Jacquet é o resultado deste planejamento e vai agregar qualidade, inovação, sabor e tradição ao mercado de pães e bolos prontos no Brasil”, adianta Ricardo Guerra, diretor executivo do grupo Guerra.

Tradição

Os produtos da Jacquet estão entre as duas marcas mais consumidas pela família francesa e posiciona-se como bastante tradicional no país. “As pessoas chegam a pedir pela marca quando se referem a um bolo”, explica Guerra. Além disso, a empresa trabalha com linhas de pães, brownies e mini brownies, tortas e mini tortas e com produtos específicos para linha infantil. Gradativamente, todos eles devem entrar na produção da unidade brasileira.

Paraná

Guarapuava, a 255 quilômetros da capital Curitiba, foi escolhida por estar bem próxima dos grandes produtores de trigo do Estado. A vinda da unidade vai incentivar para que o agronegócio possa impulsionar o plantio da semente na região sudoeste. Além disso, a localização é estratégica para a logística, ligando facilmente várias regiões consumidoras do Paraná e do país.

A cidade também colhe os benefícios da vinda da Jacquet para a região. Um convênio entre a Jacquet Guerra do Brasil e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) possibilitará a alunos de diversos cursos da instituição a oportunidade de participar de um programa de trainee, que levará os acadêmicos até a sede da Jacquet, na França, para que conheçam o funcionamento das fábricas. A proposta é a de que posteriormente os trainees atuem na unidade da empresa instalada em Guarapuava.
“São ações como essas que trazem benefício à comunidade e ao município. Outras ações semelhantes também devem fazer parte do jeito de fazer gestão do grupo, focado na sustentabilidade”, explica o diretor Ricardo Guerra.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.