22/08/2023
Esportes

“Os Jarcan’s é o segundo maior evento do Paraná”, destaca Sebastião Campos

imagem-4829

Além de cuidar de perto da sua delegação de 230 pessoas que representa o município de Reserva do Iguaçu nos XVIII Jarcan’s, o prefeito Sebastião Campos (foto) é o cinegrafista e o fotógrafo. Chegou a se inscrever como atleta, mas não pode entrar em quadra devido a uma machucadura. “Este ano não pude jogar porque estou com um dedo machucado”, lamenta.
Para acompanhar todos os jogos da sua equipe de 230 atletas, a correria do prefeito é grande, já que a delegação participa de todas as modalidades. Reserva do Iguaçu e Pinhão são os únicos inscritos em todas as provas oferecidas este ano nos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu.
Por enquanto, quem já subiu no degrau mais alto do pódio foram Cristina de Oliveira e Lucas Brandalise, pela corrida rústica individual. Também chegaram em primeiro na modalidade por equipe no feminino.
No feminino o título foi defendido, em 2008 foram campeões. Na 17ª edição, Reserva do Iguaçu também ficou com a primeira colocação no futebol de campo e em algumas provas individuais da campeira.
O prefeito justifica que devido o investimento que o município faz no esporte, apesar de Reserva do Iguaçu ser só o décimo em população, tem ficado sempre entre os cinco melhores nos Jarcan’s nos últimos anos. “Em 2008 ficamos em quarto lugar geral”, conta.
18ª EDIÇÃO
Sebastião Campos fez questão de elogiar a organização da sede dos jogos. Segundo ele, a escola (Mario Morski) onde estão alojados encontraram em perfeitas condições de uso, além dos locais de jogos estarem bem estruturados. “Os Jarcan’s a cada dia ficam maior”, enfatiza.
O prefeito lembra que os jogos nasceram no Pinhão, e por uma necessidade de haver mais entrosamento, mais integração entre os municípios da Cantu. “É por isso que temos defendido a bandeira que esta festa no esporte deve continuar”, neste momento fala também como presidente da Cantuquiriguaçu.
Como os Jarcan’s é o evento mais importante do ano na Cantuquiriguaçu, por envolver todos os municípios, Campos conta que a associação está numa campanha para que os jogam sejam incluídos no calendário do Estado. “Os Jarcan’s é o segundo maior evento do Paraná em número de participantes”, aponta.
De acordo com ele, é preciso um maior apoio dos governos estadual e federal, porque os municípos têm muita dificuldade financeira para organizar os jogos, pelo tamanho que ficaram. “Esperamos mais apoio para que possam ser dadas maiores condições às pessoas que participam”, finaliza.

Texto: Andréa A. Alves
Foto: Nara Coelho

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.