22/08/2023

“Paixão de Cristo” terá novidades este ano

imagem-14469

Guarapuava – O espetáculo teatral “Paixão de Cristo” deste ano, encenado na Sexta-Feira Santa na Praça da Fé, terá algumas novidades com relação ao ano passado. Entre elas estão à inclusão de cenas, mudanças no figurino e na estrutura do espetáculo. Os ensaios começaram após a Páscoa e ocorrendo de forma separada, em cada paróquia participante.

“Este ano teremos três cenas novas, além de utilizarmos roupas diferentes. Também aumentaremos nossa passarela em 30 metros, realizando as cenas mais próximas ao público”, informa a diretora da companhia teatral Arte & Manha, Rita Felchak, responsável pela organização artística da peça.

Em 2010, a “Paixão de Cristo” contará com 800 atores, que devem se apresentar para um público de 40 mil pessoas, se for mantida a média de espectadores dos anos anteriores. Segundo Rita, foi preciso limitar o número de atores para que os ensaios pudessem ser realizados da maneira adequada. “Limitamos o número de pessoas através do prazo de inscrição, que terminou no último domingo, senão muitas pessoas chegam no dia da peça querendo participar”, comenta ela.

Os ensaios ocorrem de maneira separada em cada paróquia. No Domingo de Ramos, dia 28, uma semana antes da Páscoa, acontece o primeiro ensaio geral com todos os grupos reunidos, na Praça da Fé. O encontro se repete na quarta e quinta-feira, antes do dia da encenação. “Muito dos recursos utilizados na peça farão parte já desses ensaios”, informa Rita, destacando a importância do trabalho de produção da encenação.

Ela ressalta ainda que pessoas pertencentes a grupos artísticos de outras cidades virão a Guarapuava este ano para assistir a “Paixão de Cristo”. “São cinco grupos do Paraná e de São Paulo. Eles acompanharão alguns ensaios gerais e a encenação, pois pretendem mudar suas peças” destaca.

Atualmente, a “Paixão de Cristo”, encenada em Guarapuava, é considerada uma das maiores do país no gênero. A peça é composta basicamente por atores amadores das unidades paroquianas espalhadas pela cidade.

Outros projetos

Além da “Paixão de Cristo”, a Arte & Manha segue com a peça “Tempo Real”, encenada nas escolas. Apesar disso, Rita destaca que no momento a prioridade da companhia é a encenação realizada na Sexta-Feira Santa, já que o espetáculo demanda muito trabalho devido à produção e ao numeroso elenco.

Datas e locais de ensaios para a peça

Sábado
– 14 horas: Nossa Senhora Aparecida
– 16 horas: Perpetuo Socorro
– 19 horas: Santa Terezinha e Santos Anjos

Domingo
– 14 horas: Santana e São Luiz
– 16 horas: São Pedro
– 18 horas: Divino Espírito Santo e Dom Bosco

Foto: divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo