22/08/2023

“Super 8” estreia com homenagem ao cinema de Spielberg

imagem-29853

Por Cristiano Martinez

Da TV para o cinema, J.J. Abrams, criador da série televisiva “Lost”, vem se destacando como um diretor de mão cheia e capaz de resgatar clássicos do nível de “Jornada nas Estrelas” (aquele do personagem Spock). Prova maior disso é o aguardado filme “Super 8” (2011), que chega ao Cine Irati nesta sexta-feira (2).

Com produção do oscarizado Steven Spielberg, o filme mistura aventura juvenil com ficção científica ao contar a história de um grupo de nerds aficionados por cinema. No ano de 1979, Joe, Charles, Martin, Cary e Alice estão produzindo um filme caseiro com uma dessas câmeras Super 8 (a avó dos equipamentos digitais de hoje), quando testemunham o descarrilhamento espetacular de um trem.

Logo o local é cercado pelo exército, que procura algo que estava alojado em um dos vagões. Pode ser um alienígena. Em seguida, estranhos desaparecimentos começam a ocorrer na pequena cidade de Lillian.

O longa-metragem “Super 8” lembra muito aquelas aventuras típicas da Sessão da Tarde, em filmes como “Goonies” (1985, dir. Richard Donner) e “E.T. – O Extraterrestre (1982, dir. Steven Spielberg). Não por sinal, o cinema de Steven Spielberg é uma referência intencional de Abrams. Em várias entrevistas, o diretor de “Super 8” declarou que seu filme tenta recuperar uma época que fez parte de sua infância e que Spielberg captou nos anos de 1970: mistério, ingenuidade, aventura, fantasia e o mundo analógico.

Apesar de entusiasta das novas tecnologias, Abrams tem um carinho todo especial pela era em que o homem tentava usar mais a imaginação.

NOVA ESTAMPA
Vídeos, imagens, textos e podcasts, acesse o blog: novaestampa.blogspot.com

SERVIÇO
Filme: Super 8 (2011), 112 min.
Estreia: sexta-feira, 2 de setembro
Local: Cine Irati
Horário: 20h30min
Valor: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Sala: O cinema é localizado no centro de Irati (a 100 km de Guarapuava), na Travessa Frei Jaime, 37, próximo da agência do Itaú.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.