22/08/2023
Esportes

“Contamos com a infraestrutura necessária para a realização do evento”, ressalta Jacqueline

imagem-6062

Jacqueline Alberge Ribas (foto), da comissão técnica da CCO dos Jogos Universitários do Paraná, conta que quem se candidatou para sediar os jogos em 2009 foi Cascavel, mas como não se concretizou a candidatura, após vários contatos com algumas universidades, gentilmente, a Faculdade Guairacá e a Prefeitura Municipal de Guarapuava tomaram para eles a responsabilidade. “Para nós está sendo muito bom, porque é uma faculdade que está oferecendo toda a infraestrutura necessária para a realização do evento”, ressalta.
De acordo com o presidente da Federação Paranaense dos Desportos Universitários (FPDU), Ney Mecking, pelo caderno de responsabilidades para a realização dos jogos o Governo do Estado e a Federação normalmente dispõem da prefeitura municipal e de uma instituição de ensino superior, que sede suas instalações e equipamentos para que os jogos possam acontecer no município. “A prefeitura tem alguns encargos e a instituição de ensino outros, como também a Paraná Esportes e a Federação Universitária. É uma parceria que viabiliza a realização dos jogos”, explica.
ESTRUTURA FÍSICA
Toda a infraestrutura de grande porte da Faculdade Guairacá está à disposição da comissão técnica responsável pelos Jup’s 2009. São três andares, recém-construídos, com elevadores e condições de acessibilidade, além de sistema de câmeras, para garantir a segurança de seus acadêmicos e visitantes.
Os laboratórios da Guairacá atendem todas as áreas do conhecimento e os respectivos cursos de graduação. As aulas de laboratório são obrigatórias em todos os cursos e o desempenho dos alunos é avaliado. Os eventos acadêmicos e a extensão comunitária representam atividades complementares às aulas teóricas e de laboratório. A preocupação da Guairacá em oferecer os melhores laboratórios enfatiza a importância das atividades experimentais de análise, observação e criação.
A estrutura física da Faculdade conta com:
Salas de aula amplas;
Miniauditório;
Laboratório de anatomia;
Laboratório de biologia;
Laboratório de química;
Laboratório de Fisiologia do exercício;
Laboratório de análise comportamental;
Laboratório de cineantropometria;
Laboratório de materiais pedagógicos;
Laboratório de enfermagem;
Laboratório de Anatomia;
Laboratórios de Fisioterapia;
Laboratório de Química e Bioquímica;
Laboratórios de Informática;
Quadra de Esportes – coberta;
Sala de Dança;
Sala de Lutas;
Academia de Ginástica;
Biblioteca (totalmente informatizada com mesas individuais). Treze computadores com acesso à internet banda larga e mesas para estudos e salas para estudo em grupos;
Brinquedoteca;
Sala de materiais pedagógicos;
Sala de multimídia;
Cantina; e,
Rede Wireless.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.