Guarapuava – No dia 07 de setembro, segunda-feira, acontece em Guarapuava o Grito dos Excluídos. A saída será no Bairro Industrial, com concentração a partir das 08h30 em frente à Igreja São José Operário, no Distrito Industrial Guaratu (próximo à empresa Repinho), de onde sairá uma procissão até a Igreja São Pedro Apóstolo no Xarquinho. O tema do Grito dos Excluídos deste ano de 2009 é Vida em Primeiro Lugar. A força da transformação está na organização popular.
A caminhada terá ao longo do trajeto várias abordagens de temas sociais, como habitação, moradia, saúde, entre outros. No final da procissão, na Igreja São Pedro, haverá apresentações musicais e culturais de pessoas da comunidade. Segundo Antônio Ribeiro, organizador do evento, em caso de chuva a programação será adiada para o dia 12 de outubro.
De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Grito dos Excluídos não é um evento localizado no tempo e no espaço. Trata-se, antes, de um conjunto de atividades que convergem para uma determinada data de mobilização geral: o chamado “dia do Grito”. Este, no Brasil, ocorre 7 de setembro; na América Latina, 12 de outubro.
Uma série de manifestações precedem ou dão continuidade a esse dia, no sentido de priorizar não apenas o conteúdo do evento, mas sobretudo o processo e a metodologia de preparação e participação. No Brasil, o Grito dos Excluídos tem início em 1995. Na América Latina, pela primeira vez, em 1999.