1º caso de dengue é registrado em Irati

Município tem mais de 400 focos do aedes aegypti

(Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

O prefeito de Irati Jorge Derbli anunciou nesta quinta (11), o registro do primeiro caso de dengue autóctone no município, ou seja: a dengue foi contraída na cidade onde a pessoa vive. A notícia foi dada no Centro de Tradições Willy Laars em Irati, durante agradecimentos feito pelo prefeito pelo envolvimento de todos no Dia D contra o mosquito Aedes aegypti, nessa quarta (10).

A notícia, confirmada pela secretária de Saúde, Magali Salete de Camargo, é um triste desdobramento dos mais de 400 focos do mosquito Aedes aegypti identificados desde o início do ano no município. A pessoa apresentou os principais sintomas da enfermidade e, assim que constatada a infecção, foi imediatamente hospitalizada.

“Trata-se da primeira ocorrência da dengue contraída aqui mesmo, em Irati e não foi divulgada a região da cidade em que o caso foi descoberto. Dos 20 casos investigados no município, há ainda outro caso importado de dengue”. (quando a pessoa contrai em outra cidade).

(Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

A secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Adriana Lozinski, avaliou em cerca 40 toneladas o montante de lixo recolhido durante a força tarefa empreendida na cidade. Segundo ela, o lixo centralizado naquele espaço passará por triagem pela Cooperativa e pela Associação dos Catadores. Os demais caminhões que ainda carregam o lixo levarão as cargas igualmente para as duas entidades.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, agradeceu ao empenho de todos os envolvidos na operação de limpeza da cidade e aos moradores que colaboraram. “Este é um processo que não pode parar e precisa prosseguir com a participação de toda a nossa população, ainda mais agora em que registramos este caso de dengue em Irati e confirmamos que a doença realmente está entre nós e pode infectar qualquer um”.

 

Relacionadas

TIRA-DÚVIDAS

TSE lança aplicativo para tirar dúvidas no WhatsApp nas eleições 2020

ELAS SÃO MAIORIA

Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições

INSCRIÇÕES ABERTAS

Aberto o credenciamento para atuação na área esportiva no Litoral do PR

Comentários