22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

“2020 será um ano de conclusão de projetos”, diz Cesar Filho

Modernização da iluminação pública, pavimentação de todos os núcleos urbanos, recape e Centro de Convivência do Idoso estão nas metas do novo ano

ceuto

Assim como o segundo mandato do prefeito Cesar Silvestri Filho em Guarapuava, 2020 será um ano de fechamento de projetos.

“É um ano de fechamento de ciclo e não adianta querer começar coisas, Vamos trabalhar e concluir o que já está panejado”.

Assim, segundo prefeito, o ano começa com a primeira etapa da parceria- público- privada na área de iluminação pública em janeiro. “Foram quatro anos de projeto e a gestão é muito complexa, pois trata-se de uma plataforma de cidade inteligente”.

De acordo com o prefeito, serão substituídas 23 mil lâmpadas a vapor de sódio por led, em dois anos. E o melhor, além da segurança, é que a economia gerada por mês com o novo sistema é quem pagará a conta. Significa que não haverá qualquer adicional ao contribuinte nessa taxa de contribuição.

Conforme Cesar Filho, o programa garantirá o aumento da luminosidade nas vias e calçadas, gerando economia de R$ 4,5 milhões na conta de energia ao ano para o município. Além de mais segurança aos motoristas e pedestres e redução mensal na emissão de 602,4 toneladas de CO2 na atmosfera.

Com a instalação, Guarapuava terá um sistema de cidade inteligente com luminárias controladas por telegestão, ou seja, supervisionadas por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade.

SEGURANÇA

Além da iluminação, mais de 120 câmeras de monitoramento que estão integradas ao projeto do PPP serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

De acordo com o prefeito, a Avenida Manoel Ribas será a primeira a receber a modernização. “A Avenida Manoel Ribas precisa ser revitalizada”, defende o prefeito.

Posteriormente as ruas Padre Chagas, Pinheiro Machado, XV de Novembro, Saldanha Marinho e as principais vias dos bairros também receberão as melhorias.

Conforme Cesar Filho, essas e outras ruas terão recape asfáltico. Muitas delas, no centro e nos bairros serão pavimentadas. “Vamos fazer a maior obra de pavimentação da história de Guarapuava atingindo todos os núcleos urbanos”.

Assim, o Centro de Convivência do Idoso é outro projeto que será executado no último ano de mandato do prefeito.

“O meu foco é terminar o mandato deixando a cidade redondinha para o próximo prefeito, independente de quem seja”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.