24 mil estudantes passam por avaliação domingo na UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe, neste domingo (18), os 24.754 inscritos no Processo de Avaliação Seriada (PAS), sistema adotado pela instituição para selecionar futuros acadêmicos de graduação. A aplicação das provas será das 13h50 às 19 horas, tempo em que os candidatos deverão elaborar uma redação e responder 40 questões de alternativas múltiplas. A entrada na sala de prova será permitida a partir das 13h30.

O PAS é destinado a estudantes matriculados regularmente no ensino médio, abrangendo todas as séries. Ao final de cada uma delas, o aluno presta exames e a pontuação obtida nas provas é cumulativa às demais avaliações das séries subsequentes. Assim, em vez de fazer um só exame ao final do terceiro ano, como ocorre no concurso vestibular convencional, o candidato participa de avaliações seriadas, as quais contemplam conteúdos específicos da série em que está matriculado.

A UEM reserva 20% das vagas de cada curso de graduação para essa modalidade de ingresso. A opção pelo curso pretendido só é feita no ato da inscrição para a realização da prova referente à última série do ensino médio, ou seja, a Etapa 3. Na prova de domingo, os alunos do terceiro ano representam 16,6% entre o total de inscritos. A maioria dos candidatos (54,2%) está inscrita na Etapa 1.

Os cursos mais concorridos são Medicina, com a relação de 39,3 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (25,4 candidatos/vaga); e Odontologia (18,8 candidatos/vaga).

PERFIL

Segundo dados do questionário socioeducacional preenchido no ato da inscrição, 21,3% dos candidatos moram em Maringá, 36,4% em outras cidades do Noroeste do Paraná e 20,6% nas demais regiões do Estado. O percentual de candidatos de São Paulo é 16,3%, Estado com o maior número de inscritos depois do Paraná.

A quase totalidade dos candidatos cursa o ensino médio no período matutino (92,3%) e a maioria (54,8%) frequenta o curso em escolas particulares.

Cerca de 2,1 mil pessoas estão envolvidas na realização do concurso, entre fiscais e pessoal de apoio, que vão trabalhar em Maringá e em outras quinze cidades do Paraná, incluindo Curitiba, onde a prova também pode ser feita.

A recomendação é para que candidato esteja no local, no mínimo, uma hora antes do início das provas, portando documento de identificação com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica escrita grossa com tubo transparente e tinta azul-escura ou preta, para preenchimento da folha de respostas.

RESULTADO – O resultado do PAS 2012 será divulgado no dia 4 de janeiro de 2013, às 14h, pelo site www.pas.uem.br. Os aprovados da terceira etapa deverão efetuar a matrícula de 5 a 7 de janeiro. Outras informações pelo fone (44) 3011-4450.

Relacionadas

CUIDADO COM SAÚDE

Programa para servidores da Unicentro retoma atividades no Campus Irati

MAIORIA DECIDIU

Consulta pública mantém suspensão de aulas presenciais em Guarapuava

OPORTUNIDADE

Inscrições para curso de Pedagogia no Contexto do Campo começam hoje

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com