22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

26º GAC completa 98 anos nesta sexta

26º GAC tem uma trajetória histórica em Guarapuava e conta atualmente com 580 militares nas mais diversas funções

Militares do 26º GAC (Foto: RSN)

Nesta sexta (24) o 26º GAC comemora 98 anos em Guarapuava. Com sede localizada à avenida Manoel Ribas, no Centro da cidade, as atividades militares começaram em 24 de maio de 1926. Daí em diante, passando da cavalaria para artilharia, uma mudança significativa ocorreu em 1973.

Nesse ano, conforme o site do 26º GAC, o Exército Brasileiro estava passando por reorganização. Assim sendo, o 26º GAC tornou-se parte do 2º Grupamento de Fronteira do Sudoeste do Paraná, fixando-se em Guarapuava a partir de 3 de setembro do mesmo ano.

Primeiras construções do 26° GAC (Foto: Reprodução/site)

De acordo com a trajetória militar, em 1997, o grupo  se moderniza com a chegada dos Obuseiros L 118, Light Gun, acompanhados por computadores de tiro e sistema de posicionamento por satélite. Guarapuava então passa a sediar uma das unidades mais avançadas de Artilharia de Campanha do Brasil.

Atualmente, o 26º GAC é uma unidade operacional subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel, Paraná. Em 2004, recebeu a denominação histórica ‘Grupo Visconde de Guarapuava’. Trata-se de homenagem a Antonio de Sá Camargo, “destacado líder militar e político da Região durante a Guerra do Paraguai”.

Militares somam 580 no 26º GAC (Foto: Reprodução/site)

Com 580 militares, distribuídos em várias atividades, o comando é do Tenente-Coronel Luiz Renato Laraia Pinheiro. Inserido na comunidade, o 26º GAC tem participação efetiva na sociedade. Anualmente, participa da tradicional arrecadação em parceria com a Defesa Civil e com o Rotary. Também sedia o projeto ‘Pelotão Esperança’ que abriga mais de 50 adolescentes no contra turno escolar.

Campanha de arrecadação (Foto: Divulgação)

IDENTIDADE

Outra identificação com o Município está no logotipo que traz o lobo, símbolo do nome Guarapuava. Também aditou o brado de guerra do cacique Guairacá, ‘Co ivi oguerecó yara’, ou “esta terra tem dono”. Conforme o site, dessa forma fortalecendo os laços com a história e a cultura da Região.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo