22/08/2023
Guarapuava Saúde

5ª Regional de Guarapuava segue sem casos confirmados de dengue

Contudo, a 5ª Regional de Guarapuava tem 15 notificações para a doença. Já a 4ª Regional de Irati acumula nove notificações

mosquito da dengue

5ª Regional de Guarapuava segue sem casos confirmados de dengue (Foto: Reprodução/Pixabay)

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado esta semana, a 5ª Regional de Guarapuava ainda não tem casos confirmados de dengue. Entretanto, acumulou 15 notificações para a doença. Já a 4ª Regional de Irati também não tem casos confirmados, mas tem nove notificações.

Em Guarapuava, são três notificações. Já em Laranjeiras do Sul, Cantagalo e Palmital, a Saúde registrou duas. Marquinho, Nova Laranjeiras, Prudentópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Boa Ventura de São Roque e Virmond tiveram uma notificação cada um. Além disso, há registro de quatro casos em investigação na 5ª Regional.

PARANÁ

No Paraná, já são 1.251 casos da doença no atual período epidemiológico, iniciado em agosto deste ano. Neste último boletim, a Sesa registrou 59 novos casos da doença no Estado. Esse é o menor número de registros semanais do período e também o mais baixo desde agosto de 2019.

No total, o boletim da dengue apresenta notificações em 311 municípios das 22 Regionais de Saúde do Estado. Além disso, são 13.357 notificações, 1.054 a mais que o informe anterior. Destas, 4.132 estão em investigação no Paraná.

PREVENÇÃO

De acordo com o secretario de Saúde, Beto Preto, a Sesa mantém o monitoramento constante dos dados epidemiológicos. “O Governo do Paraná realiza um esforço diário no sentido da redução do número de agravos. Porém, em relação à dengue, sabemos que o vírus continua circulando e que mais de 80% dos municípios estão hoje na condição de infectados”.

Desse modo, ele reforça que a principal orientação para a população é eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, nos ambientes internos e externos das residências.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.