22/08/2023
Região Saúde

5ª Regional de Saúde tem o menor índice de incidência por covid-19

Além disso, a regional de Guarapuava também tem o menor índice de morte. A cidade de Boa Ventura do São Roque, não teve nenhum caso confirmado até agora

covid

Além disso, a regional de Guarapuava também tem o menor índice de morte por covid-19 (Foto: Reprodução/Pixabay)

A 5ª Regional de Saúde do Paraná, que tem sede em Guarapuava é a regional com menor índice de incidência da covid-19. O número se refere aos casos confirmados levando em consideração cada 100 mil habitantes. Sendo assim, são confirmados 205 casos a cada 100 mil pessoas nos municípios atendidos pela 5ª Regional. Enquanto na mais afetada, a 10ª RS Cascavel, são confirmados 1.081 casos levando em conta o mesmo número de pessoas.

A Regional de Guarapuava atende cerca de 455.880 pessoas. Das 20 cidades que fazem parte da regional, 19 têm casos de covid-19 confirmados e totalizam 938 casos da doença, cinco cidades já tiveram mortes. Além disso, 627 pessoas já se recuperaram e 268 aguardam o resultado dos exames. Foram registradas 10 mortes.

(Imagem: Reprodução/Secretaria da Saúde do Paraná)

Guarapuava registrou nesse final de semana mais dois casos de covid-19, totalizando 368 positivos. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 305 pessoas estão recuperadas da doença e 56 em isolamento domiciliar. Outros 167 casos suspeitos aguardam os resultados dos exames.

A cidade de Boa Ventura do São Roque, não teve nenhum caso confirmado até agora, em Marquinho cinco casos foram positivados e todos já se recuperaram, bem como em Palmital que são três positivos e três recuperados. Desde o início da pandemia, a 5ª Regional de Saúde está trançando estratégias para conter a disseminação do vírus.

IRATI

Nesse sábado (25), Irati registrou a 3ª morte por covid-19. A informação foi confirmada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma mulher de 84 anos, que estava internada sob ventilação mecânica na UTI do Hospital Santa Casa de Irati.

O município faz parte da 4ª Regional e conta com 60.357 habitantes. Do total, 130 casos foram confirmados e 99 recuperados, 26 pessoas aguardam investigação. No entanto, é importante salientar que Guarapuava tem 180.334 mil habitantes e apenas uma morte a mais que Irati.

(Imagem: Secom/Prefeitura de Irati)

A primeira morte em Irati foi registrada no dia 19 de julho, de uma mulher de 47 anos. Por fim a segunda morte ocorrida por covid-19 na cidade foi confirmada no dia 22 de julho, de um homem de 51 anos.

PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesse domingo (26) mais 1.613 casos de covid-19 e 18 mortes pela doença no Paraná. Desse modo, ontem (26) o número de pessoas com diagnóstico confirmado subiu para 66.509 pessoas. Os mortos chegaram a 1.650.

A Secretaria de Estado da Saúde publicou nessa sexta (24), a Resolução nº 926/2020 que suspende temporariamente procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares como forma de evitar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares. A Resolução estabelece a suspensão das cirurgias em todas as unidades hospitalares do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o momento pelo qual passamos é excepcional e, portanto, medidas extraordinárias são necessárias. “Devido a ocorrência de muitos casos graves da covid-19, o acréscimo do consumo dos medicamentos, a escassez de insumos farmacológicos no mercado, tivemos que suspender temporariamente as cirurgias que não são urgentes”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.