5ª Regional de Saúde traça estratégias para conter coronavírus

Para a coordenadora-chefe da regional, Eliane Harmuch, "a higiene, a prevenção e os cuidados básicos de saúde sempre serão os principais aliados"

5ª Regional de Saúde traça estratégias para a conter coronavírus (Foto: Itamar Aguiar/Fotos Públicas)

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) reuniu na manhã dessa terça (17) todas as regionais de saúde por meio de uma videoconferência. O objetivo foi orientar os funcionários e coordenadores das 22 regionais da Sesa, em como atuar no controle do novo coronavírus no Paraná e apresentar todos os pontos do decreto do Governo do Estado para conter a Covid-19.

O documento assinado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, nessa segunda (16) traz medidas que reduzem as possibilidades de contato entre as pessoas para conter a propagação do vírus. Portanto, determina ações específicas no âmbito da Saúde, ampliam a proteção a servidores incluídos em grupos de risco. E ainda, fortalece ações nas fronteiras do Estado. Umas das determinações é de fiscalizar as saídas e chegadas de viagens rodoviárias intermunicipais feitas por ônibus.

Além disso, o documento traz uma série de recomendações e determinações que as regionais de saúde devem tomar e repassar às secretarias municipais. Para o diretor de Gestão em Saúde na Sesa, Vinícius Felipark, “a partir de agora, todas as ações e/ou negações afetarão a vida de milhões de pessoas. Por isso, é necessário conscientizar-se e seguir as orientações do Ministério da Saúde”.

Primeiramente, uma das ações mencionadas pelo chefe de gabinete da Sesa, Geraldo Gentil Biesek, é que “o Governo do Estado estará fazendo um levantamento – ainda esta semana – junto aos diretores dos hospitais particulares afim de saber se há alas hospitalares disponíveis. Se sim, a Secretaria de Saúde irá custear os valores para a reabertura, caso haja necessidade”.

5ª Regional

A coordenadora da 5ª regional da Saúde, Eliane Harmuch, afirma que tem acompanhado diariamente todos possíveis casos suspeitos em Guarapuava e os municípios que compõe a regional. Segundo ela, os hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paula serão utilizados como referência para o tratamento de casos graves do novo coronavírus, caso surjam na Região.

De acordo com o diretor de Gestão em Saúde na Sesa,Vinícius Felipark, a ideia é “ter apenas um ou dois hospitais atendendo casos confirmados da Covid-19 em cada regional”. Conforme Eliane, mesmo que “Guarapuava não tenha leitos hospitalares suficientes, neste momento é necessário ter calma e principalmente consciência. A higiene, a prevenção e os cuidados básicos de saúde sempre serão os principais aliados neste cenário pandêmico”.

A videoconferência em Guarapuava reuniu cerca 30 funcionários dos 20 municípios que compõe a 5ª regional da Saúde (Foto: Jota Terres/RSN)

Recomendações

O decreto estadual recomenda as empresas privadas tomarem medidas intensas de prevenção e que não promovam eventos comerciais que possam aglomerar pessoas com finalidade comercial. O Estado recomenda intensificar campanhas de permanência em casa, especialmente aos que podem trabalhar no modelo home office. A recomendação se estende para funcionários estaduais com 60 anos ou mais.

Na manhã desta terça (17), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) emitiu uma nota para a classe empresarial do município. A Acig “ressalta a extrema importância que as empresas se informem sobre as recomendações dos governos Estadual e Municipal e adotem as medidas de higiene e prevenção internamente da saúde de seus colaboradores e clientes”.

Ratinho Junior anuncia medidas para enfrentar coronavírus no PR (Foto: Divulgação)

Determinações

O documento elaborado pelo Governo do Estado determina que qualquer aglomeração com mais de 50 pessoas em salas de cinema, teatros e locais públicos deverão ser proibidas. As Secretarias Municipais deverão controlar as atividades turísticas.

Como o vírus pode ser transmitido pelo contato entre objetos, a partir do decreto estadual, devem ser lacrados e/ou retirados bebedouros em locais públicos. Por fim, o Governo do Estado suspendeu todas as visitas aos presídios ou qualquer outro local que abrigue os presos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

MAIS ÁRVORES

No Dia da Árvore, ação prevê plantio de 550 mil mudas no Paraná

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com