75% das ruas de Guarapuava já tem iluminação de led

A XV de Novembro ganhou postes de iluminação no canteiro central desde a rotatória próximo ao 16º Batalhão da Polícia Militar, até a trincheira de acesso secundário na BR-277

Guarapuava iluminada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarpuava)

Guarapuava está cada vez mais moderna e iluminada com a instalação das lâmpadas em led. Com isso, mais de 75% do parque de iluminação pública já foi efetivado em 2020. Nesta semana o prefeito Cesar Silvestri Filho realizou a entrega de um trecho da iluminação na Rua XV de Novembro, próximo ao Residencial 2000.

A PPP da Iluminação Pública é uma das grandes marcas desta gestão que entra para a história da cidade, não somente por modernizar nossas ruas, garantindo mais luminosidade, segurança para os moradores e economia para os cofres públicos. Demonstramos com ela a eficiência da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, onde todos ganham quando o dinheiro é bem investido, principalmente o cidadão que não foi onerado nesse processo.

XV DE BOVEMBRO

Nesta quarta(23), o prefeito Cesar Filho fez questão de fazer a entrega da iluminação em um trecho da Rua XV de Novembro. “A rua foi totalmente revitalizada com recursos federais trazidos meu pai enquanto deputado, Cezar Silvestri, tornando-se um cartão de visitas da cidade com a qualidade e beleza que os moradores merecem. Hoje temos a alegria de fazer a entrega de mais um trecho comemorando a antecipação da meta prevista no contrato de iluminação. Em um ano, a empresa já fez 75% do trabalho que deveria ser realizado até o fim do ano que vem. Isso é resultado da eficiência do projeto”.

De acordo com as informações, a XV de Novembro ganhou postes de iluminação no canteiro central desde a rotatória próximo ao 16º Batalhão da Polícia Militar, até a trincheira de acesso secundário na BR-277.

Além da cidade, a modernização também alcançou os Distritos da Palmeirinha, Entre Rios e Guará. Com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio, o aumento de luminosidade melhora em 52%. Outras vantagens, estão na maior durabilidade e o baixo custo de manutenção.

Neste mês, completamos um ano da assinatura do contrato e até agora, só estamos colhendo bons resultados desta parceria. Temos uma economia de 67% na conta de energia do município. O serviço de iluminação foi garantido por meio de recursos CIP (Contribuição de Iluminação Pública). Através da economia com os custos da iluminação, sobrou recursos para o município manter as obrigações com a empresa, sem aumentar um real na taxa de contribuição, declarou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

PRÓXIMAS

As luminárias já levaram mais eficiência na iluminação com menor custo para toda a cidade muito antes do prazo contratual previsto. Segundo o diretor presidente da Ilumina Guarapuava, Rodson Luiz Lopes, para agilizar a instalação, a partir de janeiro, o trabalho será feito por três equipes, duas diurnas e uma noturna, iniciando pelos parques e praças.

Nós vamos fechar os 100% na metade do tempo previsto na contratação. As lâmpadas estão espalhadas por entre bairros e vilas, já para o ano que vem, a proposta é de que elas sejam colocadas nas praças e parques da cidade, visando uma modernização nesses locais.

Além desses pontos, a rodoferroviária, o aeroporto e os bairros Conradinho, Colibri e Concórdia devem receber as novas luzes em 2021. No dia 12 de dezembro a assinatura do contrato completou um ano, porém, a empresa inciou o trabalho somente em fevereiro deste ano, quando o processo foi finalizado e a ordem de serviço publicada. A primeira missão da equipe foi atender a solicitação dos moradores e fazer a substituição de lâmpadas queimadas (mais de 2 mil pedidos). Em paralelo, iniciou a montagem das luminárias nas principais vias da cidade (XV de Novembro, Manoel Ribas…).

Para este final de ano, a empresa deve trabalhar normalmente, cumprindo recesso apenas durante o Natal e o Ano Novo.

Leia outras notícias no Portal RSN. 

Relacionadas

MAIS UMA MORTE

Após 28 dias desde os primeiros sintomas, morre 76º paciente

PROST

Quiosque da Brahma surge repaginado no Shopping 'Cidade dos Lagos'

COMEMORAÇÃO

Fernando e Sorocoba no 'Parabéns pra você' em Guarapuava

Comentários