22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

75% das ruas de Guarapuava já tem iluminação de led

A XV de Novembro ganhou postes de iluminação no canteiro central desde a rotatória próximo ao 16º Batalhão da Polícia Militar, até a trincheira de acesso secundário na BR-277

led-02-1024x576

Guarapuava iluminada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarpuava)

Guarapuava está cada vez mais moderna e iluminada com a instalação das lâmpadas em led. Com isso, mais de 75% do parque de iluminação pública já foi efetivado em 2020. Nesta semana o prefeito Cesar Silvestri Filho realizou a entrega de um trecho da iluminação na Rua XV de Novembro, próximo ao Residencial 2000.

A PPP da Iluminação Pública é uma das grandes marcas desta gestão que entra para a história da cidade, não somente por modernizar nossas ruas, garantindo mais luminosidade, segurança para os moradores e economia para os cofres públicos. Demonstramos com ela a eficiência da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, onde todos ganham quando o dinheiro é bem investido, principalmente o cidadão que não foi onerado nesse processo.

XV DE BOVEMBRO

Nesta quarta(23), o prefeito Cesar Filho fez questão de fazer a entrega da iluminação em um trecho da Rua XV de Novembro. “A rua foi totalmente revitalizada com recursos federais trazidos meu pai enquanto deputado, Cezar Silvestri, tornando-se um cartão de visitas da cidade com a qualidade e beleza que os moradores merecem. Hoje temos a alegria de fazer a entrega de mais um trecho comemorando a antecipação da meta prevista no contrato de iluminação. Em um ano, a empresa já fez 75% do trabalho que deveria ser realizado até o fim do ano que vem. Isso é resultado da eficiência do projeto”.

De acordo com as informações, a XV de Novembro ganhou postes de iluminação no canteiro central desde a rotatória próximo ao 16º Batalhão da Polícia Militar, até a trincheira de acesso secundário na BR-277.

Além da cidade, a modernização também alcançou os Distritos da Palmeirinha, Entre Rios e Guará. Com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio, o aumento de luminosidade melhora em 52%. Outras vantagens, estão na maior durabilidade e o baixo custo de manutenção.

Neste mês, completamos um ano da assinatura do contrato e até agora, só estamos colhendo bons resultados desta parceria. Temos uma economia de 67% na conta de energia do município. O serviço de iluminação foi garantido por meio de recursos CIP (Contribuição de Iluminação Pública). Através da economia com os custos da iluminação, sobrou recursos para o município manter as obrigações com a empresa, sem aumentar um real na taxa de contribuição, declarou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

PRÓXIMAS

As luminárias já levaram mais eficiência na iluminação com menor custo para toda a cidade muito antes do prazo contratual previsto. Segundo o diretor presidente da Ilumina Guarapuava, Rodson Luiz Lopes, para agilizar a instalação, a partir de janeiro, o trabalho será feito por três equipes, duas diurnas e uma noturna, iniciando pelos parques e praças.

Nós vamos fechar os 100% na metade do tempo previsto na contratação. As lâmpadas estão espalhadas por entre bairros e vilas, já para o ano que vem, a proposta é de que elas sejam colocadas nas praças e parques da cidade, visando uma modernização nesses locais.

Além desses pontos, a rodoferroviária, o aeroporto e os bairros Conradinho, Colibri e Concórdia devem receber as novas luzes em 2021. No dia 12 de dezembro a assinatura do contrato completou um ano, porém, a empresa inciou o trabalho somente em fevereiro deste ano, quando o processo foi finalizado e a ordem de serviço publicada. A primeira missão da equipe foi atender a solicitação dos moradores e fazer a substituição de lâmpadas queimadas (mais de 2 mil pedidos). Em paralelo, iniciou a montagem das luminárias nas principais vias da cidade (XV de Novembro, Manoel Ribas…).

Para este final de ano, a empresa deve trabalhar normalmente, cumprindo recesso apenas durante o Natal e o Ano Novo.

Leia outras notícias no Portal RSN. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.