796 bolsistas auxiliam no combate ao coronavírus

Participam do programa estudantes matriculados nos últimos anos em curso de graduação na área de saúde

Bolsistas começar a atuar em diversas Regiões do Estado na segunda (30) (Foto: AENPr)

Os 796 bolsistas, entre profissionais e estudantes da área da saúde, se apresentaram à Secretaria de Estado da Saúde, em várias Regiões do Estado, onde passam a atuar a partir de segunda (30). O grupo foi contratado pelo do Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus. O programa foi criado em parceira entre a Fundação Araucária, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria da Saúde.

Assim, eles vão atuar, sob supervisão da Saúde, auxiliando no atendimento em centrais de informações, atenção às divisas rodoviárias do Estado. Além de atendimento à população em unidade de saúde, hospitais e outros estabelecimentos de saúde e, ainda, junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o objetivo desta ação de extensão é ampliar as informações, orientação e atendimento à população diante da pandemia do coronavírus.

Inicialmente, os bolsistas foram contratados pelo período de quatro meses, podendo ser ampliado para até oito meses. O valor das bolsas varia de R$ 800 a R$ 4 mil. Participam do programa estudantes matriculados nos últimos anos em curso de graduação na área de saúde e profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e auxiliares técnicos de laboratório.

REGIÕES

Assim, dos bolsistas, 135 bolsistas atuarão na região de Jacarezinho. Vão desenvolver atividades também nas Regiões de Maringá (87); de Francisco Beltrão (87). E ainda de Londrina (71) e de Foz do Iguaçu (47). Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Paranaguá receberão 55 bolsistas em cada Região. Além disso, outros 17 atuarão no Lacen e no Cievs. As universidades estaduais vão apoiar a ação na coordenação das atividades.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ENSINO SUPERIOR

Prazo para se inscrever no Enem termina nesta quarta (27)

INFRAESTRUTURA

Ruas da comunidade da Paz recebem recape asfáltico em Candói

FOI POUCO!

Apesar da chuva, estado de alerta pela estiagem continua em Prudentópolis

Comentários