22/08/2023
Cotidiano Região

A 1.202 metros de altitude, Inácio Martins é a cidade mais alta do PR

Cidade de muito frio, é também a primeira 'Cidade Serrana' do Paraná. Prefeito quer explorar mais esse potencial turístico

inaciooooooo

Portal de Inácio Martins (Foto: Divulgação)

A natureza usou a abusou de Inácio Martins, a primeira ‘Cidade Serrana’, do Paraná. Localizado distante cerca de 65 quilômetros de Guarapuava, o município encontra-se a 1.202 metros acima do nível do mar. Portanto, de acordo com o prefeito Benato Junior, é o mais alto do Paraná. “Estamos no terceiro planalto, na Serra da Esperança”.

Conforme o Simepar, nesta quarta (30), os termômetros registraram a mínima de -2ºC no município. Porém, segundo o prefeito em alguns locais a temperatura chegou a -5ºC com sensação térmica de -9ºC. “Hoje fomos a cidade mais fria do Estado”.

Frio desta quarta foi marcado por geada forte (Foto: Divulgação)

E é justamente por essa condição que o município se torna apto à exploração do turismo, principalmente, na temporada de inverno. Conforme Benato, uma das atrações em alta, a Festa do Pinhão, atrai visitantes de vários municípios paranaenses e de Santa Catarina.

“Trata-se de uma festa tradicional, promovida em junho. Mas neste ano não ocorreu por causa da pandemia da covid-19”.

Pinheiro, árvores símbolo da cidade (Foto: Alep)

De acordo com o prefeito, o pinhão é símbolo do município. Afinal, reservas de araucárias predominam em Inácio Martins. Dos 937 quilômetros quadrados que compõem o ex-distrito de Guarapuava, que equivalem a 39 mil alqueires, 51% compõem Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Esperança.

“Aqui na Região da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná [Amcespar] somos conhecidos como a Terra dos Pinheirais”.

Conforme Benato, para aproveitar o pinhão em abundância, um cardápio especial está sendo elaborado. “Queremos implantar uma agroindústria de processamento do pinhão. O nosso projeto prevê o pinhão pré-cozido e embalado a vácuo; farinha de pinhão e outros produtos”.

SAPECANÇÃO É O MAIOR E MELHOR DO ESTADO

Candidatos no Festival (Foto: Divulgação)

Entretanto, outras grandes atrações também integram o calendário oficial. Uma delas é o ‘Sapecanção’, nome que remete à ‘sapecada’ do pinhão. Assim, o festival de música nativista foi classificado por professores doutores em música como a maior e melhor competição do gênero no Estado.

“Esses profissionais compõem o corpo de jurados do Festival”.

Associações de Moradores (Foto: Divulgação)

Além desse, há também o Rodeio Crioulo e Olimpíada do Agricultor. Este último reúne 23 associações de produtores rurais, que agregam donos de 800 propriedades próprias da agricultura familiar. As competições típicas da área rural se tornam uma grande festa de confraternização.

Um dos pontos turísticos (Foto: Divulgação)

E para que o visitante possa observar a riqueza natural do município, um mirante passará a compor o Cerro do Leão. Conforme o prefeito, localizado ao lado da Rodovia Aníbal Curi, com a retirada de pedras, formou-se um lago com águas claras. “Deste mesmo lugar é possível ver uma paisagem exuberante da serra”.

Uma das cachoeiras de Inácio Martins (Foto: Divulgação)

Conforme Benato Junior, incrustadas no meio da mata, surgem cachoeiras gigantes, além da reserva indígena guarani.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.