22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

A 5ª edição do concurso Brilha Guarapuava já está recebendo inscrições

O concurso vai premiar as empresas e casas que tiverem as melhores decorações de natal. Conforme a Acig, a premiação chega a R$ 50 mil

WhatsApp Image 2020-11-19 at 15.57.50 (1)

A 5ª edição do concurso Brilha Guarapuava foi lançada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava nesta quinta (19). A edição de 2020 conta com parcerias entre a Prefeitura de Guarapuava e Energisa. Além disso, apoio da RPC. O concurso vai premiar as empresas e residências que tiverem as melhores decorações de Natal da cidade. Conforme a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, a avaliação considera quesitos como iluminação, criatividade, originalidade e harmonia entre os elementos utilizados.

(Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

Neste ano em que vivemos situações atípicas, marcadas pelo enfrentamento à pandemia da covid-19, sabíamos que o período de Natal teria uma missão ainda maior do que a tradicional. Nós, da Acig, juntamente com nossos parceiros, queremos que o Natal de 2020 traga otimismo, alegria, paz, confiança, harmonia e fé no futuro. 

Em 2020, com a pandemia e o distanciamento social, algumas festividades tradicionais do município não vão ocorrer, como é o caso do Coral dos Anjos e da Praça Encantada. Por isso, a Acig estimula que os moradores de Guarapuava continuem com o ritual de espera pela chegada do Natal. “Além disso, sem a possibilidade de agendar viagens de fim de ano, muitas pessoas vão ficar em casa. Isso também estimula, ou podemos dizer aquece, o comércio local. Portanto, os comerciantes também precisam caprichar nas decorações”.

(Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

INCRIÇÕES

As inscrições iniciam hoje (19) e seguem até 9 de dezembro, aniversário de 201 anos de Guarapuava. A população em geral e empresários que quiserem participar do concurso já podem fazer a inscrição no site da Acig. Basta preencher o formulário e enviar uma foto e um vídeo de até 30 segundos mostrando a decoração. De acordo com a Acig, a premiação em 2020 chega a R$ 50 mil.

De acordo com a segunda vice-presidente da associação, Lilian Waschburger Cadore, os empresários que quiserem participar podem se inscrever de duas formas, associados e não associados. “Mas, com subdivisões de acordo com o tamanho da empresa. Já a população em geral pode participar na categoria residência. Todos os vencedores vão receber troféus. Além disso, nas categorias de empresas associadas e residência também haverá premiação em dinheiro”.

Após as inscrições, a próxima etapa envolve as visitas dos avaliadores, que deve ocorrer entre 10 e 31 de dezembro, sempre após às 19h. Isso porque, o intuito é ver a beleza da decoração e as luzes acesas, considerando apenas as decorações externas e visíveis ao público.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, também estava presente no lançamento do concurso. Conforme Cesar, a parceria entre poder público e a iniciativa privada é o diferencial do Natal guarapuavano este ano.

(Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

O Brilha é muito importante para nossa cidade e conta com o patrocínio do poder público para ajudar a manter o espírito natalino e fortalecer o comércio. Devido à pandemia não vamos fazer os eventos tradicionais. Entretanto, teremos a decoração mais linda dos últimos anos, inclusive nos bairros. O concurso serve de incentivo para mais gente contribuir com esse momento único de renovação da fé.

PRÊMIO MÍDIAS SOCIAIS

A novidade para 2020 é que a Acig também lançou o Prêmio Mídias Sociais. Nesta modalidade, todos os inscritos estarão concorrendo automaticamente, com as fotos enviadas na inscrição. No entanto, como a modalidade é digital, as fotos mais curtidas, comentários e compartilhamentos devem levar os prêmios para casa. No dia 27 de janeiro de 2021, a associação vai anunciar os vencedores.

Para conferir o regulamento completo do Concurso Brilha Guarapuava, clique aqui.

 ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A iluminação é um dos critérios de avaliação do concurso Brilha Guarapuava, e, seguindo a mesma lógica das edições anteriores, a expectativa é que as residências e comércios caprichem nas luzes. Neste contexto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) orienta sobre a segurança ao manusear e utilizar eletricidade. Isso porque, se negligenciada, pode trazer perigo à vida humana e prejuízo ao patrimônio. Conforme o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea- PR, é preciso tomar cuidado e prestar atenção desde o projeto até a execução da ornamentação.

“Na parte externa da edificação deve-se considerar a existência de umidade (chuvas, orvalho) e ventos. Além disso, o distanciamento de estruturas metálicas (sacadas, brinquedos de parquinhos, palcos, arquibancadas, cadeiras e bancos metálicos). Além do distanciamento de objetos cortantes e/ou inflamáveis. Já no interior da edificação é necessário evitar a utilização de extensões, já que estas sobrecarregam as tomadas. Bem como, organizar as fiações e os próprios conjuntos ornamentais para que fiquem longe do alcance das crianças, animais domésticos e enfeites que possam propagar chamas”.

Por fim, o Crea-PR recomenda que, além de todos os equipamentos decorativos terem certificação de qualidade, no mínimo do INMETRO, sem fiações ressecadas e emendas, é fundamental a participação de um profissional habilitado da modalidade eletricista, o qual se responsabilizará pelo projeto e execução emitindo a respectiva ART dos serviços.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.