A 5ª edição do concurso Brilha Guarapuava já está recebendo inscrições

O concurso vai premiar as empresas e casas que tiverem as melhores decorações de natal. Conforme a Acig, a premiação chega a R$ 50 mil

A 5ª edição do concurso Brilha Guarapuava foi lançada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava nesta quinta (19). A edição de 2020 conta com parcerias entre a Prefeitura de Guarapuava e Energisa. Além disso, apoio da RPC. O concurso vai premiar as empresas e residências que tiverem as melhores decorações de Natal da cidade. Conforme a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, a avaliação considera quesitos como iluminação, criatividade, originalidade e harmonia entre os elementos utilizados.

(Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

Neste ano em que vivemos situações atípicas, marcadas pelo enfrentamento à pandemia da covid-19, sabíamos que o período de Natal teria uma missão ainda maior do que a tradicional. Nós, da Acig, juntamente com nossos parceiros, queremos que o Natal de 2020 traga otimismo, alegria, paz, confiança, harmonia e fé no futuro. 

Em 2020, com a pandemia e o distanciamento social, algumas festividades tradicionais do município não vão ocorrer, como é o caso do Coral dos Anjos e da Praça Encantada. Por isso, a Acig estimula que os moradores de Guarapuava continuem com o ritual de espera pela chegada do Natal. “Além disso, sem a possibilidade de agendar viagens de fim de ano, muitas pessoas vão ficar em casa. Isso também estimula, ou podemos dizer aquece, o comércio local. Portanto, os comerciantes também precisam caprichar nas decorações”.

(Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

INCRIÇÕES

As inscrições iniciam hoje (19) e seguem até 9 de dezembro, aniversário de 201 anos de Guarapuava. A população em geral e empresários que quiserem participar do concurso já podem fazer a inscrição no site da Acig. Basta preencher o formulário e enviar uma foto e um vídeo de até 30 segundos mostrando a decoração. De acordo com a Acig, a premiação em 2020 chega a R$ 50 mil.

De acordo com a segunda vice-presidente da associação, Lilian Waschburger Cadore, os empresários que quiserem participar podem se inscrever de duas formas, associados e não associados. “Mas, com subdivisões de acordo com o tamanho da empresa. Já a população em geral pode participar na categoria residência. Todos os vencedores vão receber troféus. Além disso, nas categorias de empresas associadas e residência também haverá premiação em dinheiro”.

Após as inscrições, a próxima etapa envolve as visitas dos avaliadores, que deve ocorrer entre 10 e 31 de dezembro, sempre após às 19h. Isso porque, o intuito é ver a beleza da decoração e as luzes acesas, considerando apenas as decorações externas e visíveis ao público.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, também estava presente no lançamento do concurso. Conforme Cesar, a parceria entre poder público e a iniciativa privada é o diferencial do Natal guarapuavano este ano.

(Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

O Brilha é muito importante para nossa cidade e conta com o patrocínio do poder público para ajudar a manter o espírito natalino e fortalecer o comércio. Devido à pandemia não vamos fazer os eventos tradicionais. Entretanto, teremos a decoração mais linda dos últimos anos, inclusive nos bairros. O concurso serve de incentivo para mais gente contribuir com esse momento único de renovação da fé.

PRÊMIO MÍDIAS SOCIAIS

A novidade para 2020 é que a Acig também lançou o Prêmio Mídias Sociais. Nesta modalidade, todos os inscritos estarão concorrendo automaticamente, com as fotos enviadas na inscrição. No entanto, como a modalidade é digital, as fotos mais curtidas, comentários e compartilhamentos devem levar os prêmios para casa. No dia 27 de janeiro de 2021, a associação vai anunciar os vencedores.

Para conferir o regulamento completo do Concurso Brilha Guarapuava, clique aqui.

 ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A iluminação é um dos critérios de avaliação do concurso Brilha Guarapuava, e, seguindo a mesma lógica das edições anteriores, a expectativa é que as residências e comércios caprichem nas luzes. Neste contexto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) orienta sobre a segurança ao manusear e utilizar eletricidade. Isso porque, se negligenciada, pode trazer perigo à vida humana e prejuízo ao patrimônio. Conforme o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea- PR, é preciso tomar cuidado e prestar atenção desde o projeto até a execução da ornamentação.

“Na parte externa da edificação deve-se considerar a existência de umidade (chuvas, orvalho) e ventos. Além disso, o distanciamento de estruturas metálicas (sacadas, brinquedos de parquinhos, palcos, arquibancadas, cadeiras e bancos metálicos). Além do distanciamento de objetos cortantes e/ou inflamáveis. Já no interior da edificação é necessário evitar a utilização de extensões, já que estas sobrecarregam as tomadas. Bem como, organizar as fiações e os próprios conjuntos ornamentais para que fiquem longe do alcance das crianças, animais domésticos e enfeites que possam propagar chamas”.

Por fim, o Crea-PR recomenda que, além de todos os equipamentos decorativos terem certificação de qualidade, no mínimo do INMETRO, sem fiações ressecadas e emendas, é fundamental a participação de um profissional habilitado da modalidade eletricista, o qual se responsabilizará pelo projeto e execução emitindo a respectiva ART dos serviços.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NÃO ACABOU

5ª Regional perde posto de menor índice de contaminação do PR

LUTO

Diego Maradona morre aos 60 anos em Tigre, na Argentina

FAZER O BEM

Energisa e Unesco entregam cestas básicas à famílias em Guarapuava

Comentários