*Reportagem com vídeo
O último fim de semana de agosto de 2020 será com predomínio de ar seco e pouca nebulosidade sobre o Brasil. Conforme o Climatempo, que tal aproveitar a secura do ar, o céu com poucas nuvens que predomina sobre o Brasil para ver Saturno e Júpiter pertinho da Lua?
É fácil de ver a olho nu e a observação destes planetas será possível mesmo em locais com poluição luminosa. É o que ocorre com muita luz artificial próxima, como nas cidades grandes. Mas se tiver um binóculo para observação astronômica, será melhor ainda.
LUA PRÓXIMA DE JÚPITER E SATURNO
No anoitecer de 28 e 29 de agosto, o céu do Brasil terá um espetáculo astronômico. A Lua estará próxima dos planetas Júpiter e Saturno. Assim, de acordo com o professor Marcos Calil, qualquer pessoa que estiver no Brasil, poderá observar esse belo fenômeno.
Além disso, a contemplação da aproximação da Lua com os planetas Júpiter e Saturno não requer nenhum equipamento óptico. Conforme Calil, basta olhar para cima e pronto, já que este evento astronômico é fácil de ser observado.
Na noite dessa sexta foi Júpiter. Mas na noite deste sábado (29), o ponto brilhante que estará próximo da Lua será o planeta Saturno. Em ambas as noites, assim como todo o mês de setembro, os dois planetas poderão ser contemplados a olho nu, mesmo nas cidades que possuem um alto índice de poluição luminosa.
QUE HORAS E PARA ONDE OLHAR?
Conforme o professor Calil, neste sábado, assim que o sol se pôr, o observador deverá procurar o horizonte leste. Sendo assim, é interessante acompanhar o pôr do sol – que ocorre no horizonte oeste – e virar 180 graus. Ou seja: virar para o horizonte leste.
Cerca de 20 minutos após o sol se por, para qualquer Região do Brasil, já será possível observar a olho nu dois pontos acima da linha do horizonte leste. Esses dois pontos são os planetas Júpiter e Saturno.
Para a noite dessa sexta (28), a Lua ficou próxima de Júpiter. Porém, nesta noite de 29 de agosto, será a vez de Saturno estar próximo da Lua. No vídeo abaixo, o professor Marcos Calil explica como observar a Lua, Saturno e Júpiter neste sábado (29). Divirtam-se!
PERÍODO DE OBERVAÇÃO
O período de observação ocorrerá durante toda a noite. Porém, vale ressaltar que, com o avançar das horas, devido o movimento aparente da esfera celeste, os planetas vão ganhando altura até atingirem o ponto mais alto no céu, em relação ao observador.
Isso ocorrerá entre 20h e 21h, a depender da localização do observador. Após essa faixa de horário, os dois planetas e a Lua, se dirigem para o horizonte oeste, onde desaparecerão entre 1h30 e 3h30 da manhã.
Leia outras notícias no Portal RSN.
(*Com informações do Climatempo)